Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA: Jeb Bush apoia Ted Cruz nas primárias republicanas

Depois de suspender a sua campanha, o ex-governador da Florida decidiu apoiar Ted Cruz na corrida pela nomeação republicana. Para Bush, Cruz é a esperança do partido, numa altura em que é preciso “ultrapassar" a "vulgaridade" que Trump trouxe à arena política.

23 de Março de 2016 às 16:07
  • ...

O ex-candidato presidencial Jeb Bush, que suspendeu a candidatura em Fevereiro, deu o seu apoio ao republicano Ted Cruz, segundo na corrida pela nomeação republicana para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

A decisão de apoiar Ted Cruz foi anunciada através de uma publicação no Facebook onde Jeb Bush escreve que Cruz é um conservador "consistente", que demonstrou "a capacidade de apelar aos eleitores e vencer primárias, como ontem, no caucus do Utah".

Para o responsável, Cruz é a melhor hipótese de os republicanos saírem vencedores destas presidenciais norte-americanas, que acontecem a 8 de Novembro.

O político acredita que "pelo bem do partido e do país, é preciso ultrapassar a divisão e a vulgaridade que Donald Trump trouxe à arena política". Caso contrário, "iremos certamente perder a hipótese de derrotar o nomeado democrata, muito provavelmente Hillary Clinton, este Outono", escreveu.

Para Jeb Bush, de 63 anos, apoiar Ted Cruz é a "única maneira de reverter a falhada política interna e a agenda internacional de Obama".

"Os republicanos podem recuperar a Casa Branca e colocar a nação numa rota de segurança e prosperidade se apoiarem um nomeado que pode unir o partido e articular de que forma as políticas conservadoras vão ajudar as pessoas a reerguer-se e atingir o seu potencial", escreveu o ex-governador da Florida, cujo pai e irmão já foram presidentes dos EUA, nomeadamente, George H. W. Bush (pai) e George W. Bush (irmão).

O anúncio do apoio a Ted Cruz acontece um dia depois de mais umas primárias nos EUA em que Donald Trump - que lidera a corrida republicana - venceu no Arizona e Ted Cruz somou no Utah. Josh Kasich, por sua vez, não conseguiu conquistar delegados nesta etapa.

Actualmente, Trump tem o apoio de 739 delegados, contra 465 de Ted Cruz e 143 de Kasich. É necessário o apoio de 1.237 delegados para um candidato se afirmar como presumível nomeado republicano para as presidenciais de 2016.

A esperança de Ted Cruz assenta numa "contested covention", isto é, num cenário em que nenhum dos candidatos chega à convenção nacional com os apoios necessários, o que permitirá ao partido ter um papel determinante na escolha do nomeado.

Ver comentários
Saber mais Jeb Bush Ted Cruz Donald Trump Hillary Clinton Casa Branca EUA política política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio