Notícia
EUA: Jeb Bush apoia Ted Cruz nas primárias republicanas
Depois de suspender a sua campanha, o ex-governador da Florida decidiu apoiar Ted Cruz na corrida pela nomeação republicana. Para Bush, Cruz é a esperança do partido, numa altura em que é preciso “ultrapassar" a "vulgaridade" que Trump trouxe à arena política.
O ex-candidato presidencial Jeb Bush, que suspendeu a candidatura em Fevereiro, deu o seu apoio ao republicano Ted Cruz, segundo na corrida pela nomeação republicana para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.
A decisão de apoiar Ted Cruz foi anunciada através de uma publicação no Facebook onde Jeb Bush escreve que Cruz é um conservador "consistente", que demonstrou "a capacidade de apelar aos eleitores e vencer primárias, como ontem, no caucus do Utah".
Para o responsável, Cruz é a melhor hipótese de os republicanos saírem vencedores destas presidenciais norte-americanas, que acontecem a 8 de Novembro.
O político acredita que "pelo bem do partido e do país, é preciso ultrapassar a divisão e a vulgaridade que Donald Trump trouxe à arena política". Caso contrário, "iremos certamente perder a hipótese de derrotar o nomeado democrata, muito provavelmente Hillary Clinton, este Outono", escreveu.
Para Jeb Bush, de 63 anos, apoiar Ted Cruz é a "única maneira de reverter a falhada política interna e a agenda internacional de Obama".
"Os republicanos podem recuperar a Casa Branca e colocar a nação numa rota de segurança e prosperidade se apoiarem um nomeado que pode unir o partido e articular de que forma as políticas conservadoras vão ajudar as pessoas a reerguer-se e atingir o seu potencial", escreveu o ex-governador da Florida, cujo pai e irmão já foram presidentes dos EUA, nomeadamente, George H. W. Bush (pai) e George W. Bush (irmão).
O anúncio do apoio a Ted Cruz acontece um dia depois de mais umas primárias nos EUA em que Donald Trump - que lidera a corrida republicana - venceu no Arizona e Ted Cruz somou no Utah. Josh Kasich, por sua vez, não conseguiu conquistar delegados nesta etapa.
Actualmente, Trump tem o apoio de 739 delegados, contra 465 de Ted Cruz e 143 de Kasich. É necessário o apoio de 1.237 delegados para um candidato se afirmar como presumível nomeado republicano para as presidenciais de 2016.
A esperança de Ted Cruz assenta numa "contested covention", isto é, num cenário em que nenhum dos candidatos chega à convenção nacional com os apoios necessários, o que permitirá ao partido ter um papel determinante na escolha do nomeado.