Notícia
Saiba quais são os 10 maiores riscos para a economia mundial
O abrandamento da economia da China, a intervenção militar da Rússia na Ucrânia e na Síria e até o pré-candidato presidencial norte-americano Donald Trump estão entre os factores mais arriscados para a economia global.
Donald Trump está entre os dez maiores riscos para a economia global. A Economist Intelligence Unit diz esta quinta-feira, 17 de Março, que o pré-candidato presidencial norte-americano é mais perigoso do que a saída do Reino Unido da União Europeia (o denominado "Brexit") e do que a queda do investimento no sector do petróleo.
Segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), que elencou os dez maiores riscos para a economia global, o abrandamento da economia chinesa é considerado o acontecimento mais perigoso a nível mundial. "Se a economia da China abrandar mais do que o esperado, vai agravar a queda do preço das matérias-primas", diz o grupo de investigação.
O segundo lugar entre os maiores perigos globais é ocupado pela intervenção militar da Rússia na Ucrânia e na Síria, que poderá condicionar a geopolítica global, diz o estudo.
Já Donald Trump encontra-se em sexto lugar desta tabela. De acordo com a Economist Intelligence Unit, a possível vitória do polémico candidato à Casa Branca poderia perturbar a economia global e aumentar os riscos de segurança nos Estados Unidos da América.
O estudo diz que, "apesar de ainda não ter revelado detalhes sobre as suas políticas", Donald Trump tem sido hostil para países como o México ou a China, o que pode "escalar para uma guerra comercial".
Ainda assim, a EIU diz que não é provável que o magnata ganhe as eleições nos Estados Unidos e que Hillary Clinton é a "melhor candidata do Partido Democrata".
O pré-candidato é visto como sendo mais perigoso do que o "Brexit" e está ao mesmo nível da desestabilização da economia global que o terrorismo "jihadista" pode causar.
Esta tabela é elaborada com base numa escala pontuada entre um e 25. O abrandamento da economia chinesa contabiliza 20 pontos nesta escala, as intervenções militares russas e a volatilidade das moedas têm 16 pontos. Donald Trump, na sexta posição, contabiliza 12 pontos nesta escala de riscos.
1- Abrandamento da economia da China (20 pontos)
2- Intervenção militar da Rússia na Ucrânia e na Síria (16 pontos)
3- Volatilidade das moedas (16 pontos)
4- Ruptura da União Europeia devido a pressões externas e internas (15 pontos)
5- "Grexit" (saída da Grécia da zona euro, 15 pontos)
6- Donald Trump vence as eleições presidenciais nos Estados Unidos (12 pontos)
7- Desestabilização da economia global devido ao terrorismo "jihadista" (12 pontos)
8- "Brexit" (8 pontos)
9- Expansionismo chinês (8 pontos)
10- Colapso do investimento no sector do petróleo (4 pontos)