Notícia
Hillary Clinton embala para a "Super terça-feira"
Os resultados oficiais dão a vitória a Hillary Clinton nas primárias da Carolina do Sul, com uma vantagem de quase 50 pontos percentuais sobre Bernie Sanders.
Hillary Clinton conseguiu uma expressiva vitória nas primárias do partido democrata na Carolina do Sul, a poucos dias da chamada "Super terça-feira", deixando o seu rival Bernie Sanders a grande distância.
A candidata conseguiu 73,5% dos votos, elegendo 39 dos 53 delegados em jogo no estado. Ficou a grande distância de Bernie Sanders, que conseguiu apenas 26% dos votos. Uma diferença de quase 50 pontos percentuais.
Segundo as sondagens, Clinton foi de longe a mais votada entre os afro-americanos, eleitores tradicionais dos democratas, e ganhou mesmo entre os liberais brancos, o núcleo de apoiantes de Bernie Sanders.
A vitória, e a diferença alcançada, colocam Hillary Clinton bem colocada para vencer a "Super terça-feira". No dia 1 de Março, as primárias acontecem em simultâneo em 14 estados e territórios norte-americanos, grande parte localizados no sul e no sudoeste do país.
Do lado dos democratas são escolhidos 1017 delegados enquanto os republicanos escolhem 661.
"Esta noite colocámos Hillary Clinton no caminho da Casa Branca", afirmou o congressista John Clyburn. A candidata usou o palco da vitória para atacar Donald Trump. "Apesar do que ouvem dizer, não precisamos de recuperar a grandeza dos EUA. Os EUA nunca deixaram de ser grandes. Mas precisamos que seja um todo. Em vez de construir muros, precisamos de destruir barreiras."
Trump também foi o mais votado nas primárias da Carolina do Sul, conseguindo 32,5% dos votos e todos os delegados. Marc Rubio foi o segundo mais votado, com 22,5% e Ted Cruz o terceiro, com 22,3%.