Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hillary Clinton embala para a "Super terça-feira"

Os resultados oficiais dão a vitória a Hillary Clinton nas primárias da Carolina do Sul, com uma vantagem de quase 50 pontos percentuais sobre Bernie Sanders.

Bloomberg
28 de Fevereiro de 2016 às 19:27
  • ...

Hillary Clinton conseguiu uma expressiva vitória nas primárias do partido democrata na Carolina do Sul, a poucos dias da chamada "Super terça-feira", deixando o seu rival Bernie Sanders a grande distância.

A candidata conseguiu 73,5% dos votos, elegendo 39 dos 53 delegados em jogo no estado. Ficou a grande distância de Bernie Sanders, que conseguiu apenas 26% dos votos. Uma diferença de quase 50 pontos percentuais.

Segundo as sondagens, Clinton foi de longe a mais votada entre os afro-americanos, eleitores tradicionais dos democratas, e ganhou mesmo entre os liberais brancos, o núcleo de apoiantes de Bernie Sanders.

A vitória, e a diferença alcançada, colocam Hillary Clinton bem colocada para vencer a "Super terça-feira". No dia 1 de Março, as primárias acontecem em simultâneo em 14 estados e territórios norte-americanos, grande parte localizados no sul e no sudoeste do país.
Do lado dos democratas são escolhidos 1017 delegados enquanto os republicanos escolhem 661.

"Esta noite colocámos Hillary Clinton no caminho da Casa Branca", afirmou o congressista John Clyburn. A candidata usou o palco da vitória para atacar Donald Trump. "Apesar do que ouvem dizer, não precisamos de recuperar a grandeza dos EUA. Os EUA nunca deixaram de ser grandes. Mas precisamos que seja um todo. Em vez de construir muros, precisamos de destruir barreiras."

Trump também foi o mais votado nas primárias da Carolina do Sul, conseguindo 32,5% dos votos e todos os delegados. Marc Rubio foi o segundo mais votado, com 22,5% e Ted Cruz o terceiro, com 22,3%.


Ver comentários
Saber mais Hillary Clinton Bernie Sanders Donald Trump Eleições primárias nos EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio