Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Adversários de Trump aumentam ataque em vésperas de Super-Terça-feira

Marco Rubio e Ted Cruz questionaram origem da riqueza e doações de Trump à família Clinton. O debate da CNN antecipa a Super-Terça-feira, que elege 600 delegados e pode aumentar as oportunidades de nomeação de Trump.

Donald Trump: Quer construir um muro ao longo da fronteira com o México e repatriar os refugiados sírios. É candidato à liderança dos EUA e choca o mundo.
26 de Fevereiro de 2016 às 10:33
  • ...

Os adversários de Donald Trump na corrida para a nomeação republicana às próximas presidenciais norte-americanas passaram ao ataque no debate desta quinta-feira, perante sinais crescentes de que o magnata pode vir a ser indicado para concorrer à Casa Branca.

O património e a alegada inconsistência das propostas políticas de Trump foram a arma de arremesso para o mais feroz ataque que um dos candidatos, Marco Rubio, fez até hoje.


No debate promovido pela CNN na Universidade de Houston, Rubio lembrou a origem da fortuna do milionário, as quatro falências já sofridas pelo império Trump e a utilização de mão-de-obra de imigrantes polacos num resort na Florida.


"Sem dinheiro da família, onde é que estaria Trump agora? A vender relógios em Manhattan", acusou Rubio.


A intensificação dos ataques chega a poucos dias da Super-Terça-feira (a próxima, dia 1 de Março, quando em 11 Estados se realizam "caucuses" para escolher o candidato republicano preferido, elegendo 600 delegados) e depois de Trump ter ganho três em quatro destas pré-primárias.

Segundo a Reuters, congressistas, governadores e lobistas republicanos têm demonstrado nos últimos dias preocupações com a possibilidade de Trump poder mesmo vir a ser indicado como candidato, seja por propostas que vão contra a ideia de mercado livre defendida pelos conservadores, seja pelo desconhecimento ou pouca clareza em relação a algumas das suas ideias.

Sugestões como a construção de um muro ao longo da fronteira Sul dos Estados Unidos e a expulsão de muçulmanos do país, defendidas pelo protocandidato, também incomodam internamente o partido do Elefante.

"Este tipo é um falhado e aquele é um mentiroso!", acusou Trump esta noite, apontando o dedo a Marco Rubio e a Ted Cruz, outro dos adversários no debate. Depois garantiu que não apoiaria o cessar-fogo na Síria e defendeu que a Líbia estaria melhor se Kadafhi não tivesse sido deposto.

Ted Cruz acusou por outro lado Trump de estar em piores condições para enfrentar Hillary Clinton como possível candidata do lado democrata, depois de se saber que o milionário doou 100 mil dólares à Fundação Clinton.

Trump lidera no número de delegados conquistados entre os candidatos republicanos (81 contra os 17 de Cruz e 17 de Rubio). Para assegurar a nomeação são necessários 1.237 delegados e por isso esta Super-Terça-feira pode ser fundamental.

Ver comentários
Saber mais Donald Trump Casa Branca Marco Rubio CNN política eleições Hillary Clinton Ted Cruz CNN Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio