Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump e Sanders vencem primárias de New Hampshire

O candidato republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders foram declarados os dois vencedores nas eleições primárias desta terça-feira, 9 de Fevereiro, em New Hampshire.

Reuters
  • ...

Os norte-americanos de New Hampshire já escolheram os candidatos democrata e republicano que querem ver disputar as presidenciais de Novembro 2016. Depois de um inesperado segundo lugar no ‘caucus’ do Iowa, Donald Trump foi o vencedor entre os candidatos republicanos – algo que já se esperava, pois liderava nas sondagens.

 

Sanders, por sua vez, reduziu a desvantagem face a Hillary, vencedora democrata no ‘caucus’ do Iowa – escrutínio que deu o pontapé de saída para as primárias norte-americanas no passado dia 1 de Fevereiro.

 

Este era o resultado quando estavam ainda contados 35,33% dos votos, mas ambos já eram avançados como os claros vencedores. Trump seguia com 33,9%, a liderar os republicanos, seguido de John Kasich com 15,6%. Já Sanders contabilizava 58,4% dos votos, contra 39,7% para Hillary Clinton.

 

A grande questão estava em saber quem ocupará a segunda posição entre os republicanos, já que John Kasich, Ted Cruz, Jed Bush e Marco Rubio estavam todos com percentagens de votos muito aproximadas – mas apontava-se para que fosse Kasich a ganhar esse lugar, já que começava a querer descolar em relação aos seus rivais.

 

As urnas deveriam ter encerrado às 19:00 locais (meia-noite em Lisboa), mas as longas filas de pessoas à espera de votar – como foi o caso da cidade de Bedford, no condado de Hillsborough – obrigaram a que os locais de voto se mantivessem abertos até mais tarde. Fecharam oficialmente às 17:02 (22:02 em Lisboa).

 

Hillary Clinton, que foi a escolha mais votada pelos democratas no Iowa, ficou agora em segundo lugar. O gestor de campanha da ex-secretária de Estado, Robby Mook, disse – citado pelo The Guardian – que a vitória de Sanders em New Hampshire era já esperada, tendo acrescentado que espera que Hillary recupere a liderança já no mês de Março [isto porque as sondagens não a apontam como favorita no ‘caucus’ do Nevada, a 23 de Fevereiro, refere o Oregon Live].

 
Pelas 02:15 de Lisboa, Clinton falava na sua sede de campanha, tendo dado os parabéns a Sanders e agradecido aos seus apoiantes. "Adoro New Hampshire e sempre adorarei", disse. 




A chamada "Super terça-feira", a 1 de Março, inclui as primárias e ‘caucus’ do Alabama, Arkansas, Colorado, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee e Texas.

 

Ver comentários
Saber mais New Hampshire Donald Trump Hillary Clinton Ted Cruz Jed Bush Marco Rubio John Kasich política eleições EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio