Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA: Trump e Sanders tomam New Hampshire de assalto (act.)

Donald Trump saiu vitorioso das primárias de New Hampshire que tiveram lugar esta terça-feira. No segundo lugar republicano estreia-se John Kasich. Bernie Sanders conquistou os democratas com o seu discurso contra o poder instituído e Hillary assume que "ainda há trabalho fazer".

Bloomberg
10 de Fevereiro de 2016 às 11:57
  • ...

Desta vez fez-se jus às sondagens, com Trump e Sanders a vencerem as primárias de New Hampshire, tal como previsto. De destacar nesta noite eleitoral a ascensão do republicano John Kasich ao segundo lugar, relegando para terceiro Ted Cruz, o vencedor do ‘caucus’ do Iowa, a assembleia que deu o pontapé de saída para a corrida dos candidatos às presidenciais de 2016. Entre os democratas, Hillary foi superada por Sanders por uns largos 22 pontos percentuais.

Escreve a Reuters que a vitória do milionário - cuja campanha tem sido pejada de polémica - e do democrata Bernie Sanders resulta da revolta dos americanos insatisfeitos com as condições económicas do país e com o poder instituído.

O veredicto de New Hampshire aponta para uma luta dura na próxima etapa, tanto para Republicanos (a 20 de Fevereiro) como para Democratas (27 de Fevereiro) na Carolina do Sul, onde, escreve a agência, algumas mas mais "monumentais batalhas de campanha se travaram em eleições passadas".

Donald Trump venceu as primárias de New Hampshire com 60% dos votos.
Donald Trump venceu as primárias de New Hampshire com 60% dos votos. Bloomberg

Trump, uma antecipada – e ansiada - vitória

Donald J. Trump venceu as primárias de New Hampshire com 35,3% dos votos, precedido por John Kasich com 15,8% e Ted Cruz, com 11,7%. O milionário de 69 anos soma e segue depois de um inesperado segundo lugar em Iowa, onde era também o candidato republicano favorito.

A sua vitória, escreve a Reuters, vem provar que os especialistas estavam errados ao apostar que o polémico candidato acabaria por autodestruir as suas hipóteses de chegar à Casa Branca com a queda que tem para os insultos, para criar polémica e com os seus planos imprecisos para a governação.

"Vocês começaram, lembrem-se disto", disse Trump aos seus apoiantes em New Hampshire, a quem prometeu uma série de novas vitórias nestas primárias. "Vamos começar a ganhar novamente e vamos ganhar tanto, e vocês vão ficar tão felizes", disse, acrescentando com confiança que sairá vencedor das primárias da Carolina do Sul.

Trump deu os parabéns ao democrata Bernie Sanders pela vitória – entre as vaias dos seus apoiantes –, mas criticou o candidato democrata por "querer desperdiçar" os Estados Unidos. "Nós vamos fazer a América grande outra vez, mas à maneira antiga. Vamos superar a China, o Japão, vamos suplantar o México no comércio. Nós vamos bater todos estes países que estão a apoderar-se do nosso dinheiro numa base diária", garantiu.



O milionário já deixou o seu agradecimento no Twitter onde publicou uma foto da sua comitiva e escreveu: "Obrigada, New Hamphire! De saída com a minha família maravilhosa." 


John Kasich conquista o segundo lugar nas primárias republicanas de New Hampshire com 15,9% dos votos.
John Kasich conquista o segundo lugar nas primárias republicanas de New Hampshire com 15,9% dos votos. Bloomberg

A ascenção de John Kasich

Com 15,8% dos votos, John Kasich conquistou o segundo lugar nas primárias republicanas de New Hampshire. E se esta ascensão do senador surpreendeu alguns, o facto é que Mark Halperin, comentador de política da Bloomberg, já tinha avançado com esta hipótese depois do debate republicano de 6 de Fevereiro, altura em que deu ao governador do Ohio a nota B+, considerando inclusivamente a sua prestação melhor do que a de Ted Cruz (nota B) e de Marco Rubio, a quem deu nota "D", depois de um debate que correu particularmente mal ao candidato. 


Tanto Ted Cruz como Marco Rubio estavam entre os favoritos para o terceiro lugar em New Hampshire na sondagem da CNN levava a cabo entre 3 e 6 de Fevereiro


Aos seus apoiantes, John Kasich disse agradeceu e disse que "há magia no ar nesta campanha". "Num tempo em que a mudança está no ar, talvez estejamos a virar a página numa política obscura norte-americana, porque esta noite a luz sobrepôs-se à escuridão da campanha negativa", acrescentou.



Ted Cruz assegurou a terceira posição com 11,7% dos votos em New Hampshire, depois de vencer no Iowa com 27,6% dos votos, contra os 24,3% conquistados por Donald Trump. O discurso de Cruz centrou-se nas próximas etapas onde, diz, "os eleitores terão uma escolha. Queremos um conservador, alguém que fala bem mas não fez o seu caminho, ou queremos um conservador consistente com provas dadas?", questionou em referência à vitória de Trump. 

O quarto lugar da corrida republicana foi ocupado pelo Governador da Florida Jeb Bush – filho e irmão de ex-presidentes - com 11% dos votos, que garantiu aos seus apoiantes que a sua campanha "não está morta" e mostrando-se pronto para o próximo embate na Carolina do Sul.


"Eu não tive uma boa prestação sábado à noite. Oiçam isto: nunca mais voltará a acontecer", prometeu Marco Rubio aos seus apoiantes depois destas primárias, onde ficou em quinto lugar, com 10,6% dos votos. 


Bernie Sanders vence primárias democratas de New Hampshire com 60% dos votos
Bernie Sanders vence primárias democratas de New Hampshire com 60% dos votos Bloomberg

Bernie Sanders, a consagração do democrata

Depois de um "empate virtual" no Iowa, como o próprio referiu, é em New Hampshire que Bernie Sanders conquista uma sonante vitória, com 60,4% dos apoios democratas.

"Enviámos uma mensagem que vai ecoar de Wall Street a Washington, de Maine até à Califórnia, de que o governo no nosso grande país pertence às pessoas e não apenas a uma mão cheia de financiadores ricos de campanhas", disse Sanders no seu discurso de vitória, citado pela Reuters.

Para o candidato de 74 anos, a votação de New Hampshire enviou "uma mensagem ao poder político e financeiro instituído e também ao poder instituído dos media", a quem deixou uma crítica subjacente.

Também com o foco nas eleições de 8 de Novembro, Sanders disse que é preciso "unir, em alguns meses, este partido [dmocrata], esta nação, porque os republicanos de direita a quem nos opomos não podem conquistar a presidência".

No final do seu discurso, Sanders fez um apelo ao financiamento da sua campanha.

 

No Twitter, em jeito de agradecimento escreveu: "Quando nos unimos vencemos. Obrigada New Hampshire", uma mensagem de vitória depois da que foi deixada na rede social após o ‘caucus’ do Iowa e onde alertava: "não nos subestimem".


Hillary Clinton fica em segundo lugar nas primárias de New Hampshire com 38% dos votos.
Hillary Clinton fica em segundo lugar nas primárias de New Hampshire com 38% dos votos. Bloomberg

Clinton: depois do empate, a derrota e um regresso à base

Com 38% dos votos, Hillary Clinton assumiu que "as pessoas têm o direito de estar chateadas, mas também têm fome, têm fome de soluções", disse aos seus apoiantes depois de assumir a derrota face a Bernie Sanders em New Hampshire, isto depois de em Iowa ter vencido com uma pequena margem de três décimas.

Hillary foi recebida com grande entusiamo pelos seus apoiantes apesar da derrota. Aos mesmos, a candidata democrata assumiu que ainda tem de trabalho a fazer, sobretudo nas camadas mais jovens.

"Eu sei que tenho algum trabalho para fazer, particularmente com os mais jovens. Mas repito o que disse esta semana: ainda que não me apoiem agora, eu apoio-os a eles. Porque eu sei, eu tive uma vida abençoada, mas também sei o que é tropeçar e cair. E tantas pessoas nos EUA sabem o que é isso. E todos sabemos que não interessa como és derrubado, mas como te ergues de novo", disse a esposa do ex-presidente Bill Clinton.



Escreve a Reuters que Hillary, ex-secretária de Estado dos EUA, voltou para Nova Iorque, onde fica a sede da sua campanha, para se reunir com os seus conselheiros de topo. A ideia é começar a preparar o debate democrata da próxima quinta-feira.

Na rede social Twitter, a candidata deixa uma mensagem de perseverança: "Isto é apenas o começo. Batalhamos arduamente por cada voto – agora levamos esta campanha ao país todo".


O próximo embate democrata será no ‘caucus’ do Nevada, a 20 de Fevereiro, e nas primárias da Carolina do Sul, a 27 de Fevereiro.

(Notícia actualizada às 22:10 com os resultados definitivos)

Ver comentários
Saber mais EUA New Hampshire presidenciais eleições Trump Sanders Hillary Ted Cruz John Kasich
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio