Notícia
O ano de 2024 em revista. Veja as escolhas do Negócios
O Negócios apresenta as escolhas da redação sobre o ano que está quase a terminar. Na edição desta quinta-feira, 26 de dezembro, leia as versões alargadas e conheça também os negócios do ano a nível nacional e internacional.
| Personalidade Nacional
Em 2024, Luís Montenegro venceu as eleições de 10 de março por uma curta margem e quebrou um ciclo de oito anos de governação socialista. O primeiro-ministro com o parlamento mais fragmentado de sempre, prometeu não dar a mão ao Chega e tem-se assumido como "reformista e transformador".
| Personalidade Internacional
Elon Musk tem, por estes dias, o estatuto de presidente não eleito dos Estados Unidos. Apoiou Donald Trump no regresso à Casa Branca e este devolveu o favor ao nomear o multimilionário para a liderança do departamento de Eficiência Governamental. Aqui, Musk terá todos os poderes que Trump lhe quiser atribuir e como consultor externo do governo federal vai manter todos os investimentos e os cargos que ocupa nas empresas que detém.
| Acontecimento Nacional
Os passos para tentar aprovar o Orçamento do Estado para 2025 começaram meses antes da apresentação em outubro, mas não houve acordo com o PS que, mesmo assim, acabou por viabilizar através da abstenção, dando oxigénio ao Governo pelo menos até 2027. A dramatização foi quase até ao último minuto, com um recorde de propostas de alteração: mais de duas mil.
| Acontecimento Internacional
A 5 de novembro, Donald Trump vencia as eleições sem margem para dúvidas. Apesar de apenas se tornar presidente a 20 de janeiro, a eleição mexeu de imediato com os mercados e com o tabuleiro do mundo. Quer colocar um ponto final na guerra entre a Rússia e a Ucrânia e está a pressionar o Hamas para libertar os reféns israelitas, enquanto vai deixando no ar mais tarifas alfandegárias e fala sobre recuperar a administração do Canal do Panamá.