Notícia
Montenegro com Macron lembra papel da Europa na paz e defesa da democracia
O Presidente francês realiza a primeira visita de Estado a Portugal, 26 anos depois do último chefe de Estado gaulês. Antes Emmanuel Macron destacou a importância de uma Europa unida e a Ucrânia é um combate pelo direito internacional e soberania.
O primeiro-ministro lembrou esta quinta-feira, ao lado do Presidente francês, o papel da Europa no mundo e os "desafios de assegurar a paz", os "valores da democracia" e do "direito internacional", elogiando o trabalho de Emmanuel Macron nas últimas semanas no sentido de avançar no processo de paz na Ucrânia.
"Partilhamos mais uma vez reflexões sobre a nossa cooperação bilateral, sobre o nosso trabalho nas organizações internacionais, sobre o papel da Europa no mundo, sobre os desafios que hoje temos diante de nós para assegurar mais paz, a proteção dos nossos valores mais relevantes, os valores da democracia, os valores do direito internacional", afirmou Luís Montenegro na cerimónia de passagem de testemunho da organização da conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorreu no CCB, em Lisboa, depois de cancelada a visita ao veleiro Santa Maria Manuela devido à chuva intensa.
No discurso, Montenegro felicitou Macron pelos esforços das últimas semanas no sentido de avançar para o processo de paz na Ucrânia. "Quero nesta ocasião congratular o Presidente Emmanuel Macron pela sua postura e pelo trabalho que tem evidenciado e que nas últimas semanas tem estado muito, muito notado, precisamente para, no contexto internacional, dar passos positivos para que possamos ter um processo de paz na Ucrânia, com a Ucrânia, com a Europa", numa referência ao facto de a nova Administração norte-americana ter afastado a União Europeia e Kiev da mesa das negociações.
Já antes, durante a visita à Assembleia da República o Presidente francês afirmou que "os europeus de hoje devem estar convencidos de uma coisa: mais do que nunca, precisam de estar unidos e de ser fortes", sublinhando que a "Ucrânia é, de facto, uma batalha importante para nós, uma batalha pelo direito internacional e pela soberania."
Esta é a primeira visita oficial de um Presidente francês em 26 anos, depois de Jacques Chirac, e isso mesmo lembrou numa mensagem nas redes sociais.
Muito feliz e orgulhoso de realizar esta visita de Estado a Portugal, a primeira de um presidente francês em 26 anos. pic.twitter.com/kr4CctzIX3
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 27, 2025
Esta sexta-feira serão assinados vários acordos bilaterais já na cidade do Porto, onde Macron encerra o seminário económico Portugal-França, no Palácio da Bolsa, juntamente com o primeiro-ministro.