Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montenegro vinca relação entre Portugal e França e rasga elogios a Macron

Primeiro-ministro português vincou que Portugal e França partilham projetos comuns e que Emmanuel Macron tem sido pioneiro nas novas tecnologias e Inteligência Artificial.

Montenegro e Emmanuel Macron estiveram juntos em Lisboa e no Porto Paulo Novais / Lusa
  • ...

O primeiro-ministro teceu vários elogios ao presidente francês por tudo o que Emmanuel Macron tem feito ao nível europeu e também mundial. Em conferência de imprensa no Porto, Luís Montenegro destacou a "importante componente da cooperação bilateral que maximiza a ligação entre os dois países" e a assinatura de vários acordos bilateriais que passam por áreas como defesa, ciência, cultura e oceanos.

"Temos de agradecer a Emmanuel Macron", vincou Luís Montenegro. O primeiro-ministro lembrou ainda que a ligação de Portugal com França se fortalece por "França ser o nosso terceiro maior cliente e fornecedor e o segundo país com maior volume de investimento direto estrangeiro", isto num momento em que o número de empresas francesas em território nacional continua a crescer

"Temos cada vez mais setores nos quais partilhamos projetos comuns, e há um que é estratégico, que é o das novas tecnologias e da Inteligência Artificial em particular", sustentou Montenegro ao lado de Emmanuel Macron. O primeiro-ministro português lembrou a AI Summite que aconteceu em Paris no início de fevereiro e que França "tem sido o país da Europa que mais atenção tem dado ao tema da tecnologia"

O primeiro-ministro adiantou que Portugal vai continuar a partilhar informação e experiência com França, de forma a que o país esteja "à altura do desafio para não perder o comboio"

Sobre o tratado de amizado assinado entre as duas economias, tanto Montenegro quanto Macron admitiram encontros mais regulares entre si e "maior articulação ao nível da União Europeia". "Defendemos que é necessário haver diálogo e construção de plataformas comuns que aproximem os aliados". 

Em relação ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, Luís Montenegro elogiou o papel que França tomou ao ser "parceiro" e estando sempre presente na "construção de pontes".

Notícia atualizada às 13:58

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio