Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

É hora de mudar o guarda-roupa

01.05.2024

Em caixas de cartão, por arrumar ou doar, ficam as peças de roupa que tanto prometeram, mas que deixaram de servir. Mudam-se os ventos, mudam-se as vontades. Mas em moda, tudo volta.

Democratizar a censura

11.04.2024

Num ano tão importante para a democracia, é importante reconhecer e mitigar, evidentemente, os perigos da desinformação. Mas o combate à desinformação não pode passar pela cegueira da informação. Preocupa-me a democratização da censura, dissimulada de regulação.

Serviço militar obrigatório: 20 anos depois

04.04.2024

O conflito na Ucrânia mudou, radicalmente, a forma como pensamos e falamos sobre defesa e segurança na Europa. Acordámos de um sono letárgico no ombro do departamento de defesa norte-americano, para uma “corrida às armas”, ainda que em ritmos e pesos diferentes, como se de uma corrida de estafetas se tratasse.

A culpa é de Kiev

28.03.2024

A Rússia tem uma das maiores e mais poderosas redes de espionagem e de serviços secretos do mundo, e ainda assim, não foi suficiente para prever o ataque em Crocus, não obstante as advertências por parte dos Estados Unidos e de forças de “intelligence” ocidental – o que, por si só, coloca Putin numa posição pouco confortável e até vexante.

E o Óscar vai para…

14.03.2024

O prémio de melhor ator secundário foi entregue a Luís Montenegro, que, sem maioria no Parlamento, irá, em princípio, governar o país.

Portugal na rota do espaço

06.03.2024

Portugal está de regresso ao espaço. A primeira vez que os portugueses se aventuraram a caminho do espaço ainda nem tinha eu nascido. Foi há mais de 30 anos, com o PoSat-1, um microssatélite de 50 quilos, desativado ao fim de uma década.

Agora é oficial, Estocolmo!

29.02.2024

O parlamento húngaro ratificou, esta segunda-feira, a adesão da Suécia à OTAN – o passo final deste longo processo de adesão à Aliança Atlântica. A candidatura de Estocolmo foi aprovada por uma esmagadora maioria de deputados no parlamento húngaro, com 188 votos em 199 lugares.

2 anos de guerra

22.02.2024

O Kremlin já deixou claro que o único fim negociado que aceitará é a rendição da Ucrânia. Por outro lado, os ucranianos mostram-se convictos na resistência. Dois anos depois, a paz na Europa não está à vista, e os europeus começam a ficar pessimistas em relação a uma vitória da Ucrânia (European Council on Foreign Relations, ECFR).

Ano de ameixas, ano de queixas

08.02.2024

A principal questão à qual a União Europeia ainda não conseguiu dar resposta é “como produzir mais, mas melhor?”

Seja feita justiça

01.02.2024

Caso o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove uma resolução que exija que Israel cumpra as decisões do TIJ, terá poderes para tomar medidas punitivas contra Israel, nomeadamente sanções económicas ou comerciais, embargos de armas e proibições de viagem.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio