Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CEO da Oi: Operadora brasileira está empenhada na fusão com a PT mas admite vender activos em Portugal

Bayard Gontijo, que substituiu Zeinal Bava na liderança da Oi, garantiu em entrevista à Reuters que a operadora brasileira está empenhada em concluir a fusão com a Portugal Telecom. Mas, neste processo, admite vender activos portugueses.

  • 13
  • ...

A Oi não vai recuar no processo de fusão com a Portugal Telecom, garante Bayard Gontijo que assumiu a presidência executiva da operadora de forma interina após a saída de Zeinal Bava. Em entrevista à Reuters, o executivo diz que a PT Portugal poderá ser vendida e aponta que sem a Oi não há consolidação no mercado de telecomunicações brasileiro.

 

"Pode ser que, para viabilizar essa consolidação, tenhamos que passar por venda de activos da Oi e dos activos que vieram juntos", disse Bayard Gontijo, referindo-se à PT Portugal. 

 

O CEO interino garante que a Oi continua a ser um dos maiores players no maior mercado de telecomunicações da América Latina. "Somos protagonistas no processo de consolidação no mercado brasileiro. A consolidação sem a Oi não acontece. A Oi é fundamental para a consolidação acontecer", aponta.

 

Sobre um substituto definitivo para Zeinal Bava, Gontijo aponta que não há nenhum prazo para um novo nome ser indicado para o cargo de presidente executivo.

 

O objectivo agora  é amortizar a elevada dívida da operadora - 46 mil milhões de reais (15,1 mil milhões de euros), sublinha o também director financeiro da empresa. Para tal, a Oi está a analisar a venda de activos considerados não estratégicos, nomeadamente torres de comunicações e imobiliário. "A companhia está em processo de recuperação operacional. Leva um tempo, não é da noite para o dia", afirma.

 

Bayard Gontijo salienta que enquanto a operadora estiver em processo de reestruturação, a Oi vai "vender activos para manter o endividamento controlado. Temos activos que nos permitem comprar esse tempo".

 

A unidade africana da empresa - a Africatel que detém 25% da móvel angolana Unitel - também está à venda e vale cerca de 4 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros). O processo de venda, adianta, "está a decorrer normalmente. O banco BTG Pactual está a trabalhar neste nomento no processo, activamente".

 

Esta posição é assumida numa altura em que já foi amplamente noticiado que a Altice está a tentar negociar com a Oi a compra da PT Portugal, empresa que representa o negócio de comunicações da PT em Portugal.

 

Os franceses da Altice estão em Portugal para falarem com o Governo e os accionistas da PT. O grupo dono da Cabovisão tem-se desdobrado em reuniões, para garantir que todos os accionistas e Governo tenham conhecimento do seu plano para os activos da PT Portugal, soube o Negócios.

 

Segundo a informação a que o Negócios teve acesso, a Altice já fala mesmo em valores nas reuniões que está a ter com os accionistas da PT, tendo inclusivamente já reunido com o Novo Banco.

 

A Oi fechou a sessão de ontem a cair 13,16% para 1,32 reais na bolsa de São Paulo. A cotação da operadora de telecomunicações brasileira já perdeu 20,48% do seu valor desde o anúncio da saída de Zeinal Bava.

 

(Notícia actualizada às 10:49 com mais informações e citações de Bayard Gontijo).

Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom Oi Bayard Gontijo Zeinal Bava PT Portugal telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio