Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BTG Pactual está a ganhar dinheiro com oscilações das acções da PT e da Oi em bolsa

A operação é normal no mercado e tem o nome de arbitragem. O BTG Pactual tem uma relação muito próxima com a Oi: é accionista de referência da operadora brasileira, está a estudar a aquisição da Tim e está a estudar o futuro da Oi para apresentar uma análise aos accionistas.

Negócios 24 de Outubro de 2014 às 14:51
  • 12
  • ...

O BTG Pactual está a ganhar dinheiro com as oscilações em bolsa da Portugal Telecom e da Oi. O banco brasileiro está a comprar acções mais baratas destas empresas num mercado, para depois ir vender por um preço mais alto noutro mercado, com o objectivo de ganhar dinheiro com as oscilações de preços.

 

Nos mercados esta operação é rotineira e tem o nome de arbitragem. O BTG Pactual tem estado assim a fazê-lo com acções das duas empresas nas bolsas de Lisboa, São Paulo e em Nova Iorque, como avança o jornal Globo esta sexta-feira, 24 de Outubro.

 

O banco é um dos accionistas de referência da Oi com 7,7% do seu capital detido através do fundo Caravelas. Foi também o BTG Pactual que coordenou pela Oi a operação de fusão com a Portugal Telecom.

 

Ao proceder à arbitragem, o banco consegue ganhar dinheiro com as acções das duas empresas, mantendo sempre as mesmas acções. Desta forma, quando terminar o processo de fusão, o BTG vai ter o mesmo número de acções da Oi na sua carteira.

 

Além de accionista de referência, o banco liderado por André Esteves trabalha de forma muito próxima com a liderança da Oi. Por um lado, foi contratado pela Oi para estudar a aquisição da fatia que a Telecom Italia detém na Tim. Por outro, está a estudar todas as hipóteses em aberto para o futuro da Oi e vai apresentar as suas conclusões aos accionistas da operadora até ao final deste mês.

 

Na revisão proposta de fusão entre a Portugal Telecom e a Oi - devido à dívida do Grupo Espírito Santo - os accionistas portugueses ficaram com uma fatia mais pequena da nova empresa (25% face aos 37% anteriores). Ora, isto permitiu à BTG Pactual - e a outro banco brasileiro - ficar com uma posição de poder mais equilibrada na CorpCo.

 

O banco comprou também em 2013 os 22,5 mil quilómetros de cabos submarinos da Oi por um total de 1,7 mil milhões de reais. Ao mesmo tempo, está também a assessorar a venda da PT Portugal e dos activos em África - incluindo a angolana Unitel.

 

O banco público BNDESPar vai ficar com 5,8% e o BTG Pactual com 4,36%. É que, apesar da deter 25% da nova empresa, os estatutos da empresa só permitem à Portugal Telecom ter 7,5% dos direitos de voto.

 

A Portugal Telecom está a ganhar 3,52% para 1,089 euros na bolsa de Lisboa; a Oi sobe 3,81% para 1,09 reais em São Paulo.

Ver comentários
Saber mais Oi Portugal Telecom PT Brasil Portugal BTG Pactual telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio