Notícia
PT Portugal pode ser vendida para a semana
A operadora brasileira dona da PT Portugal tinha avançado, esta quinta-feira, em comunicado, que ainda não havia conclusão sobre a operação, mas as notícias precipitaram-se. A PT Portugal poderá ser vendida na próxima semana, de acordo com a imprensa brasileira. Uma operação que deverá condicionar a compra de parte da Tim.
A Claro e a Vivo fecharam acordo com o BTG Pactual para, em conjunto com a Oi, adquirirem a TIM e dividi-la em três, noticia esta sexta-feira, a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal brasileiro, a Claro ficará com 40%, a Vivo com 32% e a Oi com 28%.
A publicação brasileira diz que o valor não está fechado, mas a compra poderá representar um investimento de 31,5 mil milhões de reais (cerca de 10,1 mil milhões de euros), ou seja, o maior negócio realizado no país no sector das telecomunicações. Caso o valor se confirme, isso significa um prémio de 5% para os accionistas da subsidiária brasileira da operadora italiana.
A Folha de S. Paulo, sem citar fonte, diz que será feita uma oferta aberta aos accionistas da Telecom Italia que levarão a proposta a assembleia geral.
A publicação brasileira conta que as negociações entre a Telecom Italia e o BTG começaram por uma vontade da Oi em adquirir a TIM, para uma contraproposta da operadora italiana que passava por uma fusão.
A Telecom Italia adiantou ao BTG Pactual que só faria parte do negócio de fusão se mantivesse o controlo e, para isso, pagaria 3 reais por acção aos accionistas da Oi, ou seja, praticamente o dobro do que está a ser negociado no mercado.
O Estado de São Paulo acrescenta que as três operadoras irão formalizar a proposta para a aquisição da TIM até ao final de Novembro.
PT Portugal pode ser vendida por sete mil milhões de euros
É referido ainda que esta proposta de aquisição da TIM está condicionada à venda da PT Portugal, um negócio que poderá ser fechado na próxima semana, segundo a mesma fonte.
Quanto aos interessados, a Folha refere que além dos franceses da Altice estão na corrida três fundos de investimento. Para já apenas o APAX e o Bain foram revelados como potenciais interessados.
Na mesma notícia é referido que a venda da PT Portugal será de 7 mil milhões de euros, já descontando a dívida e um prémio de controlo. Um encaixe que servirá para a Oi reduzir a sua dívida, refere a mesma fonte.
Esta quinta-feira, Oi enviou um comunicado à CVM confirmando que existem contactos com a América Movil, de Carlos Slim, mas também com outros operadores, para juntos adquirirem TIM.
O grupo reitera ter contratado o Banco BTG Pactual "para desenvolver alternativas viáveis de estruturas e de 'funding' para propiciar uma participação da companhia como protagonista na consolidação do sector de telecomunicações no Brasil, nomeadamente, para viabilizar proposta para a aquisição da participação da Telecom Italia na TIM Participações".
Nesse sentido, acrescenta, "o BTG Pactual tem mantido contactos com a América Móvil, dona da operadora Claro".
(actualizada às 15.44 com mais informação)