Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Supervisor brasileiro investiga se administradores da Oi sabiam da aplicação da PT na Rioforte

A CVM, o polícia do mercado de capitais brasileiro, está a investigar a Oi e os seus administradores. Quer saber se algum sabia na altura da oferta de acções da aplicação que a PT fez na Rioforte de perto de 900 milhões de euros. Está a colaborar com a SEC e CMVM, conta o jornal brasileiro Valor Econômico.

Negócios 30 de Outubro de 2014 às 10:28
  • 36
  • ...

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), supervisora do mercado de capitais brasileira, está a investigar se a Oi sabia da aplicação feita pela PT, de 897 milhões de euros, em títulos da Rioforte, conta esta quinta-feira, 30 de Outubro, o jornal brasileiro Valor Ecônomico.

 

De acordo com o jornal esta investigação pode resultar no primeiro processo de fraude em oferta pública de acções no Brasil. A investigação está a ser feita juntamente com a SEC (Securities and Exchange Commission), regulador do mercado norte-americano.

 

Os dois "polícias" dos mercados não fizeram comentários ao jornal que diz que também a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) está a colaborar na investigação.

 

Segundo a mesma notícia, a CVM brasileira está na fase final de recolha de dados sobre as comunicações internas da Oi. O Valor Econômico explica que pode configurar caso de fraude caso se descubra que algum dos administradores da Oi sabia da aplicação da PT, mas mesmo assim, no decurso do aumento de capital da Oi, não informou o mercado.

 

A Oi tem dito que desconhecia a aplicação de 897 milhões de euros da PT em papéis comerciais da Rioforte. Essa aplicação acabou por ser absorvida pela Oi quando, em Maio, os activos portugueses foram transferidos para o Brasil. 

 

A aplicação foi feita em Abril, mas já antes a PT tinha aplicações em empresas do Grupo Espírito Santo. Mas como revelou o Negócios na altura em que foi feita a avaliação da PT, no âmbito da entrega dos activos, a empresa portuguesa não tinha aplicações no GES.

 

A presidência da Oi era, no decurso do aumento de capital, de Zeinal Bava.

Ver comentários
Saber mais PT Oi CVM
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio