Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Saída de Zeinal Bava colocou a Oi numa "situação delicada"

O BESI considera que a Nos pode sair beneficiada da potencial compra da PT Portugal pela Altice porque "esta operação pode levar à redução do número de operadoras, contribuindo para um ambiente competitivo mais estável". O BPI realça que a saída de Bava coloca a Oi numa "situação delicada".

Pedro Elias/Negócios
09 de Outubro de 2014 às 11:24
  • 25
  • ...

A saída de Zeinal Bava colocou a operadora brasileira numa situação delicada. É esta a opinião do BPI que considera que o futuro da Oi acabou de se tornar mais complicado.

 

"Com a saída de Zeinal Bava torna-se mais evidente a situação delicada da Oi e a incapacidade de liderar um processo de consolidação no Brasil", diz a nota de análise do BPI, divulgada esta quinta-feira, 9 de Outubro.

 

"Os riscos a envolver a Oi recomendam cautela para qualquer potencial interessado e o tempo parece correr a favor dos concorrentes da Oi", sublinha a casa de análise numa nota intitulada "Portugal Telecom/Oi: E agora?".


A chave para abrir a consolidação do mercado de telecomunicações brasileiro está na venda da PT Portugal, aponta o analista Pedro Oliveira do BPI. Já em África, a venda dos activos neste continente, incluindo os 25% da Unitel, não deverá ultrapassar 1,3 mil milhões de euros.

 

Desta forma, a venda da PT Portugal e das operações africanas "vai sem dúvida contribuir para a desalavancagem da empresa, mas ao mesmo tempo vai sublinhar a sobrevalorização dos activos da Oi".


Nos vai sair beneficiada se Altice comprar PT Portugal

 

Representantes do grupo Altice estiveram ontem em Portugal e reuniram-se com o vice-primeiro-ministro Paulo Portas. Como avançou o Negócios, a Altice está interessada em comprar a PT Portugal e já esteve reunida com a Oi.

 

O grupo Altice - com a comitiva a ser liderada pelo CEO Dexter Goei - quis informar o Executivo português que está interessado na compra da PT Portugal, avança hoje o Diário Económico.

 

A companhia já escolheu o Goldman Sachs e o Morgan Stanley para assessorar a operação. A Oi está a trabalhar com o brasileiro BTG Pactual.

 

Se este negócio avançar, vai ser a Nos a sair beneficiada, apontam os analistas do BESI em nota divulgada hoje. "A venda da PT Portugal à Altice pode ter um desfecho positivo para a Nos, porque esta operação pode levar à redução do número de operadoras em Portugal, contribuindo potencialmente para um ambiente competitivo mais estável".

 

Nuno Matias e Miguel Borrega consideram que a venda dos activos em Portugal pela Oi insere-se numa estratégia para ganhar poder de fogo para futuras operações no Brasil.

 

"Não ficariamos surpreendidos se este negócio fosse confirmado no curto prazo, baseado nos objectivos da Oi de avançar com a consolidação no mercado móvel no Brasil".

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom Oi Zeinal Bava Brasil telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio