Notícia
Famalicão tem uma “alfaiate de máquinas” que emprega 200 pessoas
A AMOB da família Barros apresenta-se como líder mundial no fabrico de equipamentos para a indústria da metalomecânica, gerando nos mercados internacionais 90% de uma faturação da ordem dos 30 milhões de euros.
Fundada em 1960 por António Martins Oliveira Barros, cujas iniciais dariam o nome da empresa, a AMOB passou a ser liderada pela segunda e terceira gerações, corporizadas pelo filho Manuel Barros e os netos Inês Barros e Manuel António Barros, e tornou-se progressivamente líder mundial no fabrico de equipamentos para a indústria da metalomecânica.
"Somos alfaiates de máquinas", define o CEO, Manuel Barros, referindo-se às soluções personalizadas que a empresa produz para os seus clientes.
"Habitualmente os clientes trazem-nos o problema e a ideia do produto final e nós desenvolvemos todo o projeto para encontrar uma solução à medida capaz de rentabilizar o processo de produção que o cliente pretende atingir", explica Manuel Barros, em comunicado da Câmara de Famalicão, cujo presidente visitou a empresa na passada quinta-feira.
De acordo com a descrição da autarquia, a AMOB desenvolve máquinas de conformação de tubo e chapa, dos mais simples equipamentos manuais aos mais complexos sistemas CNC, com total desenvolvimento de produto, desde o projeto até à instalação e assistência técnica em setores tão diferentes como o automóvel, a indústria naval, a aeronáutica, construção, entre outros.
Com um efetivo de cerca de 200 trabalhadores, a AMOB tem uma faturação da ordem dos 30 milhões de euros, dos quais 90% são gerados no exterior, sobretudos nos mercados norte-americano, Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Polónia, Alemanha, Holanda e México.
Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, inaugurou o novo "showroom" e centro de demonstração e formação técnica, que pretende responder à necessidade dos clientes que chegam dos vários pontos do globo. "Os nossos clientes tem aqui, além da exposição de produto onde podem explorar de forma interativa as mais avançadas máquinas de curvatura e conformação de tubos, espaço que também servirá para formação e experimentação das máquinas que lhes produzimos", explicou Manuel Barros, citado no comunicado da autarquia.
"É uma das marcas de referência mundial neste segmento, levando o nome de Famalicão para todo o mundo através de produtos de excelência e com alto nível de inovação e desenvolvimento, o que nos deixa orgulhosos", enfatizou Mário Passos.