Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comprador mistério de 700 hectares no Alentejo foi fundo de investimento de igreja mórmon

Herdade da Zambujeira foi vendida pelos espanhóis do Grupo Agrihold e ficou sob gestão da Bolschare Agriculture, mas a identidade do novo proprietário não tinha sido revelada.

  • ...

Ao fim de mais de duas décadas, o Grupo Agrihold, participado das famílias Martinavarro e Ballester, desfez-se dos ativos em Portugal, com a venda da Herdade da Zambujeira, mas nem o novo dono nem o valor do negócio foram revelados. Segundo o El Economista, o comprador "mistério" da propriedade com 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival, localizada em Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, foi a sociedade Farm Land, ligada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sendo que a operação pode ter superado os 40 milhões de euros.

Esta compra veio permitir, após várias tentativas, a entrada definitiva no "agrobusiness" português da igreja mórmon, de acordo com o jornal económico espanhol que recorda que uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) revelou que acumula milhares de milhões de investimento, através do fundo Ensign Peak, figurando como um dos maiores proprietários de terras agrícolas.

A venda de uma entidade legal espanhola que, por sua vez, detém a portuguesa Valenciagro e ativos em Portugal, com uma superfície total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival, marcou o fim do projeto agrícolado grupo espanhol em Portugal, iniciado pela família Martinavarro e outros acionistas em 2003 e que, à data, foi um dos pioneiros no cultivo de citrinos no Alentejo, segundo informação facultada anteriormente pela CBRE, que assessorou a transação, ao Negócios.

A propriedade tem um novo dono, mas ficou aos cuidados da Bolschare Agriculture, um dos mais importantes operadores agrícola do sul da Europa, que a arrendou. "A Herdade da Zambujeira é um ativo 'premium' que tem o maior recorde de produção de amendoal e vai permitir a nossa entrada na tangerina que queríamos há muito integrar", afirmou então Pedro Foles, CEO da Bolschare, grupo que gere 7.500 hectares, essencialmente de olival, em Portugal, entre ativos próprios e de terceiro, em declarações ao Negócios.

O fundo da igreja mórmon detinha um portefólio de mais de 56,2 mil milhões de dólares no final do ano passado, segundo informação prestada à SEC. Entre os investimentos destacavam-se participações superiores a 5% nas "big tech" Apple, Nvidia e Microsoft. O fundo detinha também 3,5% da Amazon, 2,8% da Meta, 2,7% da Alphabet e 1,6% da Tesla.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) agricultura Alentejo Agrihold Bolschare Igreja Mórmon
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio