Notícia
Interessados na PT dão ganhos ligeiros às acções da operadora
As acções da operadora nacional encerraram em alta ligeira, no dia em que foi noticiado que há novos candidatos à compra da PT: a Apax e a Bain. A empresa recuperou uma pequena parte das perdas acumuladas de quase 30% em cinco sessões.
A Portugal Telecom encerrou esta sexta-feira, 24 de Outubro, em terreno positivo pela segunda sessão consecutiva, embora com ganhos ligeiros de 0,19% para 1,054 euros. Isto num dia em que foi noticiado que há mais interessados na aquisição da operadora portuguesa – a Apax e a Bain – e que o Negócios avançou que uma comitiva da Altice já esteve reunida com a administração da PT.
A operadora liderada por Mello Franco recupera, assim, uma parte das fortes perdas registadas nos últimos dias. Em apenas cinco sessões, de 16 a 22 de Outubro, os títulos caíram 28,8%. Uma série de fortes desvalorizações que culminou na quarta-feira, 22 de Outubro, com um valor de fecho abaixo de um euro pela primeira vez desde que a empresa entrou em bolsa, em 1995.
Apesar da ligeira recuperação nestas duas últimas sessões (as acções valorizaram 6,8% na quinta-feira e 0,19% na sessão de hoje), a operadora, que vale agora 951,2 milhões de euros, acumula uma desvalorização de 66,4% desde o início do ano.
Esta semana, a capitalização bolsista da Portugal Telecom chegou a cair para os 883 milhões de euros, um valor inferior ao total de 897 milhões investidos pela empresa em dívida da Rioforte.
Só esta sexta-feira, trocaram de mãos mais de 17 milhões de títulos da operadora portuguesa, quando a média dos últimos seis meses é de 11,7 milhões. No entanto, este valor foi largamente superado em todas as sessões desta semana – na segunda-feira, 20 de Outubro, as acções negociadas superaram os 55 milhões.
Esta sexta-feira, a contribuir para a alta ligeira da PT esteve o crescente interesse demonstrado na aquisição da operadora. O Negócios avançou que, depois de reuniões com os principais accionistas da PT SGPS, uma comitiva da Altice encontrou-se, esta semana, com a administração da PT Portugal.
Por outro lado, foi noticiado que há dois novos interessados na compra da operadora: os britânicos da Apax e os norte-americanos da Bain, de acordo com o blogue fastFT do Financial Times.