Notícia
Fundo Apax está interessado na compra da PT Portugal
O fundo britânico Apax Partners, que gere uma carteira de activos superior a 20 mil milhões de euros, quer comprar a PT e até já contratou advogados portugueses para a operação, noticia o Diário Económico.
Os britânicos da Apax Partners são o mais recente concorrente à compra da PT. Depois da Altice, o fundo "private equity" britânico também está interessado em adquirir a operadora portuguesa, que é actualmente detida pela brasileira Oi. Entre os outros interessados estão o fundo francês Altice e, de acordo com algumas notícias, a operadora espanhola Telefónica, numa operação que estará avaliada entre seis a oito mil milhões de euros, prossegue o jornal.
Oficialmente, o fundo Apax não se pronuncia sobre o alegado interesse na PT Portugal. Porém, já terá sido contratado um escritório de advogados português para prestar assessoria jurídica à operação. Descrito como um dos maiores fundos do mundo, o fundo britânico detém participações em diversas empresas do sector das telecomunicações, como a Intelsat, Orange Switzerland ou Globalogic.
Também a operadora Vodafone estará interessada na PT Portugal, que detém o serviço Meo, responsável por 40% da quota de mercado.
Na sequência da operação de fusão com a Oi, a PT Portugal passou para o controlo da operadora brasileira, o que significa que o Meo passou a ser brasileiro, assim como os activos africanos da empresa. A PT SGPS, que se mantém cotada em Portugal, vai ficar apenas detentora do papel comercial da Rioforte (que não passou para os brasileiros) e com 25,6% da Oi.