Notícia
Sindicatos da PT querem travar venda da operadora
Os sindicatos da PT que estiveram reunidos com o presidente da "holding" dizem que Mello Franco estará sensibilizado no sentido de não facilitar a venda da PT Portugal. Os próprios sindicatos dizem que trabalharão para impedir essa venda. E querem falar com Passos Coelho e Pires de Lima.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da Portugal Telecom, que estiveram reunidos com o novo presidente da empresa - João de Mello Franco - tiveram a palavra deste gestor de que a venda da PT Portugal não será facilitada.
"Da conversa tida, as ERCT [Estruturas Representativas Colectivas dos Trabalhadores] depreenderam que o presidente da PT SGPS ficou sensibilizado no sentido da mesma não vir a facilitar a venda da PT a não ser que haja explicações muito sólidas", dizem num comunicado conjunto os vários sindicatos (comissão de trabalhadores, SINTTAV, STPT, Sindetelco, SNTCT, Tensiq, STT, Sinquadrados e FE].
A reunião decorreu no passado dia 14 de Outubro e depois de notícias de que a Oi, que actualmente é a detentora da PT Portugal, poderia vender esta empresa em Portugal. A Altice já se assumiu como candidata.
A hipótese de venda da PT Portugal foi admitida na mesma altura em que a Zeinal Bava saiu da presidência da Oi, o que colocou mais nuvens cinzentas sobre o processo de combinação de negócios entre PT e Oi. Mello Franco terá dito aos trabalhadores que os accionistas da PT SGPS continuam empenhados na fusão.
Os sindicatos, por sua vez, garantem que irão trabalhar para "impedir a venda da PT Portugal, desenvolvendo as iniciativas que considerem importantes neste contexto".
E vão solicitar audiências com o primeiro-ministro Passos Coelho, com o ministro da Economia Pires de Lima, com os grupos parlamentares e com a CGTP e UGT.