Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025

A maior cadeia de supermercados espanhola, que emprega mais de 6.000 pessoas em Portugal, decidiu ainda atribuir um bónus equivalente a um salário, a somar ao habitual prémio por objetivos, ambos a pagar em março.

Foi a 2 de julho de 2019 que a Mercadona abriu, em Gaia, o seu primeiro de 50 supermercados que detém atualmente em Portugal.
Paulo Duarte
24 de Dezembro de 2024 às 08:30
  • ...

A Mercadona vai aumentar em 8,5% os salários dos mais de 100.000 trabalhadores que emprega em Portugal e Espanha no próximo ano, elevando o valor de entrada para 14.963 euros brutos/ano.

Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a cadeia de supermercados espanhola anuncia que, além de ter decidido rever em alta os vencimentos de toda a equipa com o propósito de "contribuir para o  aumento do seu poder de compra", o comité de direção decidiu distribuir um prémio adicional, a somar ao habitual prémio por objetivos, "com a finalidade de recompensar o esforço realizado e partilhar lucros", ambos a pagar em março.

Em Portugal desde 2019, a quarta maior retalhista alimentar - a seguir à Sonae, Jerónimo Martins e ao Lidl - sublinha que "tem vindo a aumentar os salários todos os anos de acordo com o Índice de Preços no Consumidor", mas que para 2025 decidiu sobre esse valor aplicar um extra, elevando o aumento para 8,5%.

Com essa atualização, que entrará em vigor a partir do vencimento de janeiro, o pessoal base da empresa passará a auferir 1.247 euros brutos/mês no primeiro ano (com duodécimos incluídos), um valor que sobe para 1.705 euros brutos/mês após ultrapassados os quatro anos de atividade na empresa, explica.

A Mercadona realça ainda que "como já vem sendo habitual", os trabalhadores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, caso sejam atingidos os objetivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade, sendo que este ano há um "bónus", já que irão ter direito adicionamente a um prémio correspondente a um salário mensal.

"Todos os colaboradores têm contrato efetivo desde o primeiro dia e uma progressão salarial de cinco níveis - alcançados no máximo em cinco anos - correspondente a um aumento salarial de 11% por cada nível", sendo que "a esta progressão será agora aplicado o aumento aprovado de 8,5%", o que significa "um aumento total de aproximadamente 20% para quem mude de nível", enfatiza.

A Mercadona conta com 60 supermercados em Portugal, dos quais 11 abertos este ano, empregando um universo superior a 6.000 trabalhadores.

As vendas da Mercadona aumentaram 90% para 1.403 milhões de euros em Portugal em 2023, com a maior cadeia de supermercados espanhola a registar o primeiro ano sem prejuízos no país, onde iniciou operação há cinco anos.

Nesse mesmo ano, a retalhista deu oficialmente início à construção de um bloco logístico em Almeirim, em Santarém, o segundo em Portugal, a seguir ao da Póvoa do Varzim, que será, aliás, o seu maior em toda a Península Ibérica, fruto de um investimento na ordem dos 225 milhões de euros que tinha data de abertura prevista para o segundo semestre de 2024.




Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio retalho salários Mercadona
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio