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Mercadona vai abrir 11 supermercados em 2024. Estreia na Guarda e Évora e "dose dupla" em Coimbra

Retalhista espanhola vai estrear-se nos distritos da Guarda e Évora, de acordo com plano de expansão que prevê 11 aberturas este ano, com "dose dupla" em Coimbra, para chegar ao marco de 60 supermercados em território nacional até ao final do ano.

Diana do Mar dianamar@negocios.pt 14 de Fevereiro de 2024 às 10:58
A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, que vai abrir 11 supermercados ao longo do ano em Portugal, com o plano de expansão a incluir estreias nos distritos da Guarda e de Évora, como anteriormente revelado, e "dose dupla" em Coimbra.

Em comunicado, enviado às redações, a retalhista espanhola detalha que Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio) são as próximas localizações no mapa delineado pela empresa que vai terminar assim 2024 com um total de 60 supermercados em território nacional.

A Mercadona abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Terminou o ano de 2023 com 49 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra.

A empresa conta com um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e, no decorrer deste ano, em Almeirim, abrirá o segundo que será, aliás, o seu maior na Península Ibérica, fruto de um investimento de 225 milhões de euros.

Ao todo, emprega mais de 5.000 pessoas.

A Mercadona detém a quinta maior quota de mercado nos produtos de grande consumo ((FMCG, na sigla inglesa), com 5,6%, atrás do Intermarché (7%) e do Lidl (13%), num "ranking" liderado pela Sonae (27%) e pela Jerónimo Martins (21,1%) que juntos têm uma fatia de 48,1%. Dados facultados pela consultora Kantar ao Negócios, relativos ao terceiro trimestre do ano passado, indicam que os espanhóis da Mercadona e os alemães da Aldi são os únicos "players" que ganharam quota no intervalo de um ano e que os dois grandes continuam a perder espaço no mercado.

Em 2022, apesar do "ano muito difícil", a Mercadona viu a faturação aumentar 77,59% de 415 milhões de euros para 737 milhões de euros em 2022 em Portugal, onde a operação ainda não é rentável.
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