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Vendas da Mercadona em Portugal subiram 77% para 737 milhões de euros

Embora a faturação tenha vindo a crescer, a operação em Portugal da Mercadona, a única no estrangeiro, ainda não é rentável. Maior cadeia de supermercados espanhola promete, no entanto, continuar a apostar no país, com o investimento previsto para este ano a "dobrar" o de 2022.

D.R.
14 de Março de 2023 às 12:25
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Apesar do "ano muito difícil", a Mercadona viu a sua faturação aumentar 77,59% de 415 milhões de euros para 737 milhões de euros em 2022 em Portugal, onde a operação, iniciada há três anos, ainda não é rentável. O anúncio foi feito pelo presidente da Mercadona, Juan Roig, durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados, esta terça-feira, realizada em Valência, com transmissão direta online.

Embora a operação em Portugal, a única da Mercadona fora de Espanha, tenha gerado prejuízos de "mais de 50 milhões de euros" - que comparam com 65 milhões de euros no ano passado - Juan Roig deixou claro que está "muito contente" com os resultados obtidos em Portugal e que espera alcançar a rentabilidade a médio prazo.

"Já fizémos o mais difícil, investimos muito tempo e muito trabalho", pelo que, "em 2024, esperamos chegar ou pelo menos ficar próximo do equilíbrio [financeiro]", afirmou.

Não obstante, a Mercadona prevê duplicar o investimento de 140 milhões para 280 milhões de euros este ano em Portugal, com a grande fatia a ser canalizada para o bloco logístico que está a ser construído em Almeirim, em Santarém, que será o maior da retalhista em toda a Península Ibérica, com inauguração prevista para 2024. Já aberturas de lojas serão dez, tantas como no ano passado, adiantou, apontando que a expansão vai ser feita agora no centro do país, antes de seguir, dentro de dois anos, rumol a sul.

A Mercadona conta atualmente com 39 lojas em Portugal (+ 10 do que em 2022) e 3.500 colaboradores (+1.000 do que em 2022).

As vendas da Mercadona em Portugal representaram 2,37% do total da faturação da Mercadona em 2022 que subiram 11% para 31.041 milhões de euros, com "muito de inflação", sublinhou Juan Roig. Do total, 540 milhões de euros foram faturados através das vendas "online", especificou o mesmo responsável.

A subida dos gastos (em mais de 500 milhões em 2022) cortou a margem da empresa em 0,6 pontos, o que se traduziu "numa das mais baixas rentabilidades da sua história", correspondendo a 0,025 euros de lucro por cada euro vendido, face aos 0,027 euros de 2021. O lucro líquido da Mercadona atingiu assim 718 milhões de euros, refletindo um aumento de 5% comparativamente a 2021.

Já a contribuição tributária da cadeia de supermecados para os cofres públicos de Portugal e Espanha foi "histórica", subindo 12% em 2022 para 2.263 milhões de euros.

Em 2023, a Mercadona prevê faturar 32.000 milhões de euros, ou seja, sensivelmente mais 3% do que em 2022, investir 1.100 milhões de euros, criar 1.000 postos de trabalho e fechar com um lucro líquido idêntico ao do ano passado.

A Mercadona conta com 1.676 supermercados (incluindo 39 em Portugal) e emprega 99 mil colaboradores (incluindo 3.500 em Portugal).

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