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Mercadona sobe vendas em 90% em Portugal para 1.403 milhões em 2023, "primeiro ano sem perdas"

A faturação da Mercadona tem vindo a crescer, mas a operação em Portugal da Mercadona, a única no estrangeiro, ainda não é rentável. Em 2023, porém, pela primeira vez desde que abriu o primeiro supermercado em Vila Nova de Gaia, em 2019, não registou prejuízos.

Diana do Mar dianamar@negocios.pt 12 de Março de 2024 às 11:08
As vendas da Mercadona aumentaram 90% para 1.403 milhões de euros em Portugal em 2023, com a maior cadeia de supermercados espanhola a registar o primeiro ano sem prejuízos no país, onde iniciou operação em 2019.

"Pela primeira vez não perdemos dinheiro em Portugal. Estamos muito satisfeitos", afirmou o presidente da Mercadona, Juan Roig, durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados, esta terça-feira, realizada em Valência, com transmissão direta online.

Em 2022, a operação em Portugal, a única da Mercadona fora de Espanha, teve prejuízos de "mais de 50 milhões de euros", pelo que, agora, depois de fechar o ano passado sem perdas, atingindo o "break-even", Juan Roig está confiante de que retalhista pode alcançar a rentabilidade este ano no país onde garante ter "uma quota de mercado de 8%".

"Em 2024 estamos certos de que vamos ganhar dinheiro"
, afirmou.

Esta confiança apoia-se na perspetiva da Mercadona para este ano em termos de vendas, com Juan Roig a dar conta de que esperam "vender mais" em Portugal chegando a 1.900 milhões de euros em 2024, o que, a acontecer, traduzirá um aumento na ordem dos 35,7%.

As vendas da Mercadona em Portugal representaram 3,9% do total da faturação da Mercadona em 2023 que subiu 15% para 35.527 milhões de euros.

Para 2024, a retalhista conta elevar em 6% o volume de negócios total para 37.800 milhões de euros.

Portugal é, de resto, uma aposta da Mercadona que em 2023 comprou 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores nacionais. "Vamos consolidar muito bem em Portugal", respondeu Juan Roig ao descartar a possibilidade de entrar num terceiro mercado. 

Este ano, a retalhista espanhola planeia abrir 11 supermercados em Portugal, com o plano de expansão a incluir estreias nos distritos da Guarda e de Évora e "dose dupla" em Coimbra, como anteriormente anunciado, pelo que vai terminar 2024 com um total de 60, chegando a 12 dos 18 distritos do país, através de um investimento de 196 milhões de euros.

Além disso, conta com um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e, em julho, em Almeirim, em Santarém, abrirá o segundo que será, aliás, o seu maior na Península Ibérica, fruto de um investimento de 225 milhões de euros.

Os lucros da Mercadona cifraram-se em 1.009 milhões de euros, mais 40% do que em 2022.

A Mercadona encerrou 2023 com 1.681 supermercados (dos quais 49 em Portugal) e empregava 104 mil colaboradores (incluindo 5.000 em Portugal).
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