Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BESI: PT Portugal pode valer 6,7 mil milhões de euros

O banco de investimento vê a venda como forma de a Oi financiar a compra da Tim Brasil. Caso a Altice feche a aquisição, o BESI antecipa um "ambiente competitivo mais estável" em Portugal.

07 de Outubro de 2014 às 10:20
  • 32
  • ...

Quanto vale a PT Portugal? Nos cálculos do BESI, considerando a avaliação atribuída através da Oi, as operações no mercado nacional poderão ascender a 6,7 mil milhões de euros. Este é o valor que a Altice, a dona da Cabovisão, poderá ter de pagar, negócio que a concretizar-se encolherá os concorrentes do sector. Haverá um "ambiente competitivo mais estável" em Portugal, diz o BESI.

 

"Na nossa perspectiva, a única explicação para a Oi considerar a opção de vender a PT Portugal é a necessidade de angariar capital para avançar com a potencial aquisição da Tim Brasil, isto depois do anúncio de que estava a analisar um eventual negócios", referem os analistas Nuno Matias e Miguel Borrega, reagindo às notícias sobre o interesse da Altice na PT.

 

"Aquando da integração da Oi e da PT, ambas as empresas anunciaram sinergias que, naturalmente, seriam impossíveis de extrair com a venda deste activo [PT Portugal]", diz o BESI. "Na nossa avaliação para a Oi não considerámos estes impactos", acrescenta o banco. E remata: "na nossa avaliação da Oi, avaliamos a PT Portugal num valor de cerca de 6,7 mil milhões de euros".

 

A PT Portugal é hoje uma subsidiária da Oi, tendo sido já transferida para a empresa brasileira no âmbito da fusão da Oi com a Portugal Telecom. A Oi está em processo de fusão com a PT, tendo os accionistas da empresa que está cotada em bolsa o direito a 26% na companhia brasileira, que poderá depois aumentar para 37% se recuperar a dívida da Rioforte. A PT Portugal não está directamente cotada em bolsa.

 

Menos concorrência

 

O BESI dá, assim, um valor às operações da Oi no mercado português, montante que a Altice poderá ter de pagar num eventual negócio. Uma operação que, para o BESI, leverá a mais consolidação no mercado português. É positivo? Negativo? "Mais consolidação no mercado nacional poderá levar a um ambiente competitivo mais estável" em Portugal". Ou seja, aliviará a pressão sobre os preços, aumentando as receitas das companhias.

 

"A Altice já tem duas pequenas operações me Portugal, a Cabovisão e a Oni, e como tal, a compra da PT Portugal reduziria o número de operadores de quatro para três", refere o banco de investimento. "Um dos potenciais beneficiários desta operação seria a Nos que, eventualmente, poderia beneficiar da menor concorrência no mercado de telecomunicações português", conclui.

 

 

 
O que é a PT Portugal?

A fusão da Portugal Telecom com a Oi criou a PT Portugal, uma subsidiária da nova empresa brasileira. São mais de 10 mil os trabalhadores em Portugal no negócio associado à PT que estão hoje integrados na PT Portugal. A PT Portugal tem novo presidente que responde ao Brasil e a área financeira foi entregue a gestores brasileiros. Para os clientes, ainda nada mudou, a empresa continuou a desenvolver os serviços e a fornecê-los, no móvel e no fixo. A empresa unificou as suas marcas fixo e móvel, na Meo, a grande aposta da empresa. A PT está a investir menos em Portugal, o que tem justificado com o desenvolvimento da rede em anos anteriores. A empresa gere ainda o centro de dados e inovação localizado na Covilhã.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Cabovisão Tim Brasil PT Negócios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio