Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA estima que PT Portugal possa ser vendida por 7,5 mil milhões

O BBVA tem algumas dúvidas sobre o racional da compra da PT Portugal por parte da Altice. Já para a Oi a venda da operadora portuguesa seria "sem dúvida" uma boa notícia para a brasileira, que conseguiria reduzir "materialmente a alavancagem".

07 de Outubro de 2014 às 13:08
  • 12
  • ...

"A operação ajudaria a reduzir materialmente a alavancagem" da Oi e abre "caminho para uma consolidação no Brasil", o que, na perspectiva do BBVA, ficou claro que aconteceria depois da operadora de telecomunicações brasileira não ter participação no último leilão de 4G.

 

"Isto seriam, sem dúvidas, boas notícias para a Oi, já que poderia repor materialmente a sua posição financeira, mas destacamos que alcançar um acordo vai ser desafiante já que os cortes de custo e a estratégia de crescimento tradicionalmente seguidos pela Altice podem não ser aplicáveis a Portugal", defende o analista Ivón Leal numa nota de research a que o Negócios teve acesso.

 

O analista diz mesmo que "o racional do negócio pode não ser evidente para a Altice", o que deverá dificultar a operação.

 

O BBVA assinala que se a operação for realizada tendo por base um "entreprise value" equivalente a 7,5 vezes o EBITDA, avalia a operadora nacional em 7,8 mil milhões de euros. Contudo, o banco espanhol avalia a PT Portugal com um múltiplo de 7,2 vezes o EBITDA, o que representa uma avaliação de 7,5 mil milhões de euros.  

 

O analista realça assim que se a operação for realizada com o múltiplo mais elevado de 7,5 vezes o EBITDA, o impacto será positivo em 8% na avaliação da Oi. E apesar de assinalar que se tratam de boas notícias para a Oi, a casa de investimento mantém uma posição "cautelosa" sobre esta operação.

 

A PT Portugal é hoje uma subsidiária da Oi, tendo sido já transferida para a empresa brasileira no âmbito da fusão da Oi com a Portugal Telecom. A Oi está em processo de fusão com a PT, tendo os accionistas da empresa portuguesa que está cotada em bolsa o direito a 26% na companhia brasileira, que poderá depois aumentar para 37% se recuperar a dívida da Rioforte. A PT Portugal não está directamente cotada em bolsa.

 

(noticia corrigida às 19h40, para alterar o valor da avaliação da PT Portugal) 

 
O que é a PT Portugal?
A fusão da Portugal Telecom com a Oi criou a PT Portugal, uma subsidiária da nova empresa brasileira. São mais de 10 mil os trabalhadores em Portugal no negócio associado à PT que estão hoje integrados na PT Portugal. A PT Portugal tem novo presidente que responde ao Brasil e a área financeira foi entregue a gestores brasileiros. Para os clientes, ainda nada mudou, a empresa continuou a desenvolver os serviços e a fornecê-los, no móvel e no fixo. A empresa unificou as suas marcas fixo e móvel, na Meo, a grande aposta da empresa. A PT está a investir menos em Portugal, o que tem justificado com o desenvolvimento da rede em anos anteriores. A empresa gere ainda o centro de dados e inovação localizado na Covilhã.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Oi BBVA telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio