Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Descida do IRC sobe avaliação da Ibersol, Semapa, Altri e EDP em mais de 10%

O corte na taxa de IRC para 19% até 2016 tem um impacto positivo generalizado nos resultados e avaliações das cotadas portuguesas. Veja aqui quem são as mais beneficiadas, de acordo com os cálculos do BPI.

Bruno Simão/Negócios
15 de Outubro de 2013 às 11:13
  • 6
  • ...

O Governo anunciou na segunda-feira que vai avançar com várias das medidas propostas pela comissão de reforma do IRC, entre elas a redução da taxa que incide sobre os lucros das empresas.

 

A taxa geral de IRC vai baixar de 25% para 23% já em 2014, sendo que o Governo pretende colocar esta taxa entre 17% e 19% em 2016, com vista a atrair investimento nacional e estrangeiro e fomentar a criação de emprego.

 

O BPI Equity Research, numa nota publicada esta terça-feira, simula qual o impacto destas descidas da taxa de IRC nos resultados e avaliações das cotadas (ver quadro em baixo).

 

Ao nível dos resultados, o impacto positivo é mais acentuado em 2018, ano em que os lucros de empresas como a Semapa, Altri, Portucel, REN e Sonae SGPS sobem a uma taxa de dois dígitos.

 

No que diz respeito à avaliação das empresas, o impacto positivo também chega a dois dígitos em quatro cotadas. A Ibersol é a que mais beneficia (14%), seguindo-se a Semapa, Altri e EDP. Entre as cotadas onde o impacto é residual conta-se a Jerónimo Martins, EDP Renováveis, e Galp Energia.

 

O Negócios tinha noticiado em Julho, citando cálculos com base na avaliação do BPI, que a reforma do IRC tinha um impacto positivo de 2,8 mil milhões de euros na avaliação das cotadas portuguesas.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BPI Equity Research Altri Portucel Jerónimo Martins EDP Galp Energia BPI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio