Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS e PSD querem auditoria forense que fala em irregularidades no Banif

O Banco de Portugal determinou uma auditoria forense ao Banif, concluída em 2014, que aponta para irregularidades nas operações feitas entre empresas do grupo.  

Bruno Simão
29 de Março de 2016 às 13:14
  • 1
  • ...

Houve uma auditoria forense ao Banif, terminada em Abril de 2014, mas cuja existência os deputados da comissão de inquérito desconheciam. Por esse motivo, o Partido Socialista e o Partido Social Democrata juntaram-se para pedir a sua disponibilização.


Concluída em Abril de 2014, a auditoria foi determinada pelo Banco de Portugal e elaborada pela Deloitte. E, segundo as conclusões a que os deputados chegaram ao ler a documentação enviada pelo Banco de Portugal para a comissão de inquérito, foram encontradas algumas irregularidades nas operações feitas com partes relacionadas (Banif, Rentipar Financeira, banco de investimento do Banif), nomeadamente até 2012.  


Joaquim Marques dos Santos, que presidiu à administração do Banif entre 2010 e 2012, disse desconhecer tal auditoria e assegurou que nunca foi contactado para a realizar. "Não conheço [o relatório final dessa auditoria]", frisou também o antigo gestor.  


Como não tinha conhecimento desta auditoria, o deputado socialista Eurico Brilhante Dias – que será o responsável pelo relatório final da comissão de inquérito – anunciou que será feito um requerimento a pedir este documento. Uma solicitação feita em nome do PS e do PSD.  


Este é mais um documento pedido pela comissão de inquérito ao Banco de Portugal, que enviou alguma documentação mas não a considerada confidencial (como o relatório de auto-avaliação do regulador à sua actuação no caso BES).


O pedido foi feito na primeira audição da comissão de inquérito ao Banif, que arrancou com Joaquim Marques dos Santos.

Ver comentários
Saber mais Banif comissão de inquérito auditoria forense
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio