Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atenas já recebeu primeira parcela do resgate no valor de 13 mil milhões

Segundo fonte oficial do ministério grego das Finanças, o Governo de Atenas já terá dado ordem para o pagamento de 3,2 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), cujo prazo termina esta quinta-feira.

Bloomberg
20 de Agosto de 2015 às 09:07
  • 9
  • ...

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) anunciou esta quinta-feira, 20 de Agosto, o "desembolso imediato" de uma parcela de 13 mil milhões de euros à Grécia. Este montante faz parte da primeira tranche, de 26 mil milhões de euros, do empréstimo internacional, aprovado ontem. 

Dos restantes 13 mil milhões de euros da primeira tranche, 10 mil milhões serão utilizados para ajudar o sector bancário e três mil milhões serão desembolsados no Outono.

"O desembolso de hoje do Mecanismo Europeu de Estabilidade vai permitir à Grécia cumprir as suas obrigações financeiras urgentes para com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu, e outras necessidades orçamentais", afirma Klaus Regling, director do MEE, citado pelo The Guardian. "A segunda sub-tranche de 10 mil milhões de euros vai contribuir para estabilizar o sector bancário, cuja situação se deteriorou acentuadamente após a instituição de controlos de capital em Junho".

Segundo fonte oficial do ministério grego das Finanças, o Governo de Atenas já deu ordem para o pagamento de 3,2 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), cuja data-limite termina esta quinta-feira.

Depois da aprovação dos parlamentos nacionais, o terceiro resgate à Grécia, no valor de até 86 mil milhões de euros, recebeu ontem luz verde do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade – que são os próprios ministros das Finanças do euro.

Numa nota de imprensa, o MEE referiu que foi adoptado um memorando de entendimento que especifica "as medidas que o governo grego se comprometeu a implementar de forma a enfrentar os principais desafios da sua economia".

 

O montante exacto da assistência financeira que será prestada pelo MEE dependerá da decisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o seu grau de envolvimento no resgate e da capacidade das autoridades gregas para implementar as reformas estruturais acordadas entre Atenas e as três instituições da troika: FMI, BCE e Comissão Europeia.

 

(Notícia actualizada às 09h24)

Ver comentários
Saber mais Mecanismo Europeu de Estabilidade economia negócios e finanças Grécia Alexis Tsipras Zona Euro União Europeia BCE resgate
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio