Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha aprova terceiro resgate à Grécia com avisos aos "cantos de sereia" do populismo

Os deputados deram luz verde à possibilidade de os contribuintes espanhóis garantirem um novo empréstimo ao Estado grego. Só os comunistas votaram contra.

Negócios 18 de Agosto de 2015 às 17:07
  • 5
  • ...

O Parlamento espanhol deu luz verde à possibilidade de os contribuintes espanhóis garantirem um novo empréstimo ao Estado grego de até 86 mil milhões de euros, que se junta aos cerca de 200 mil milhões de euros emprestados pelos países europeus desde 2010. Só os comunistas da Esquerda Unida votaram contra.


O voto favorável (297 a favor, 20 contra e cinco abstenções) ocorreu depois de o governo ter usado a acentuada deterioração da situação na Grécia para lançar advertências sobre os "cantos de sereia" do populismo.

Falando aos deputados, o ministro das Finanças Luis de Guindos lembrou que em menos de um ano a Grécia passou de uma situação em que já tinha conseguido regressar aos mercados para um terceiro resgate, que começou por ser estimado em 30 mil milhões de euros e agora se eleva a quase o triplo. "O canto da sereia do populismo acaba, gerando ilusões, deixando expectativas não cumpridas, frustração e agitação social", disse. Não obstante as advertências dirigidas ao Syriza, Guindos pediu um voto de confiança no governo de Atenas, argumentando que "é essencial que a Grécia permanece no euro" e está "confiante de que o país pode ultrapassar este período de crise."

Ao contrário de outros países (como a Alemanha, cujo parlamento vota na quarta-feira), em Espanha não é necessária a aprovação do parlamento para que o Governo em funções possa votar favoravelmente nas instituições europeias um programa de resgate a outro país, neste caso a Grécia. A iniciativa de levar a debate no parlamento o mais recente resgate grego foi por isso interpretada pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoralista.

 

O principal partido da oposição, o PSOE (socialistas), aproveitou a ocasião para anunciar uma iniciativa - em parceria com os socialistas franceses, de François Hollande - com vista a uma refundação dos princípios da moeda única, com propostas como um salário mínimo europeu, uma união fiscal e novos mecanismos de controlo da política monetária.

Ver comentários
Saber mais Esquerda Unida Grécia Luis de Guindos Atenas Alemanha resgate parlamento aprova terceiro resgate
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio