Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia volta a aliviar o controlo de capitais

Os gregos podem agora transferir até 500 euros por mês para contas fora do país e os pais podem aumentar o montante que transferem para os filhos que estão a estudar fora da Grécia. Estas são algumas das alterações ao controlo de capitais.

28º Grécia - Pontuação 55,5
18 de Agosto de 2015 às 10:27
  • ...

O Governo helénico determinou um alívio das medidas de controlo de capitais, que vigora no país desde 28 de Junho. A legislação publicada ainda na segunda-feira, 17 de Agosto, permite que os gregos façam transferências de 500 euros por mês para fora do país, segundo o site de informação grego Kathimerini.

 

Além desta alteração, o Ministério das Finanças helénico passou a permitir que os pais transfiram até 8.000 euros por mês para os filhos que estão a estudar fora da Grécia. O limite anterior era de 5.000 euros.

 

O Governo passou a permitir também a abertura de novas contas bancárias, o que estava interdito desde o dia 29 de Junho, dia em que foi implementado o controlo de capitais, que determinou o encerramento dos bancos devido à crise financeira que o país estava a atravessar, no meio das negociações com os congéneres sobre um novo programa de ajuda e quando o Executivo decidiu convocar um referendo para saber se os gregos aceitavam ou não as condições que estavam a ser impostas pelos credores.

 

As novas contas só poderão ser usadas para pagamento de despesas e empréstimos, não sendo permitido levantamentos de dinheiro.

 

As restantes regras do controlo de capitais foram mantidas: só é possível levantamentos de 420 euros por semana; os cartões de crédito só podem ser utilizados dentro da Grécia; os cidadãos gregos podem levar consigo 2.000 euros em dinheiro ou o seu equivalente em moeda estrangeira nas suas viagens ao estrangeiro; as empresas de navegação poderão levantar 50 mil euros por dia e as transferências de clientes para pagarem despesas com importações podem ascender a 100 mil euros.

 

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas controlo de capitais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio