Notícia
Holanda aprova terceiro resgate da Grécia
Os Países Baixos aprovaram o terceiro pacote de ajuda à Grécia, com a maioria dos deputados da darem luz verde ao programa que ascende a 86 mil milhões de euros.
O Parlamento dos Países Baixos já deu luz verde ao terceiro programa de ajuda financeira à Grécia, com 81 votos a favor e 52 contra, de acordo com o Open Europe. O parlamento holandês é composto por 150 assentos parlamentares.
Em debate esteve também uma moção de censura ao governo holandês, liderado pelo primeiro-ministro Mark Rutte, que foi rejeitada com 120 votos contra e 13 a favor. No entanto, segundo refere a agência Reuters, um elemento do partido conservador do primeiro-ministro votou contrariamente ao terceiro resgate à Grécia acordado entre Atenas e as instituições credoras.
No entanto, ainda antes das votações que hoje tiveram lugar no parlamento holandês, Mark Rutte lembrava que uma moção contra, ou a favor, daquele que consubstanciará o terceiro resgate à Grécia em cinco anos era desnecessária, uma vez que o apoio, ou não, ao novo memorando é da exclusiva competência do Executivo holandês. A votação do resgate pelo parlamento era opcional.
Esta manhã, o parlamento alemão (Bundestag) já havia aprovado o novo programa de assistência financeira à Grécia com 454 votos a favor, 113 contra e 18 abstenções.
Esta tarde, às 18 horas de Lisboa, o Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) - que são os próprios ministros das Finanças do euro - vai realizar uma "conference call" para aprovar e colocar em marcha o desembolso da primeira tranche do empréstimo, no valor de 26 mil milhões de euros.
(Notícia actualizada às 17h59)