Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander aumenta capital em 7.000 milhões para comprar Popular

Depois de conhecida a medida de resolução que integra o Banco Popular no Santander por um euro, o banco liderado por Ana Botín avança para um aumento de capital.

Dado Galdieri/Bloomberg
  • ...
O Banco Santander, que esta manhã comprou o Banco Popular por um euro no âmbito de uma medida de resolução, vai aumentar o capital em 7.000 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira, 7 de Junho, a instituição.

"Como parte da operação, o Banco Santander prevê realizar um aumento de capital de cerca de 7.000 milhões de euros que cobrirá o capital e as provisões requeridas para reforçar o balanço do Banco Popular," lê-se num comunicado do banco à CNMV, o regulador espanhol dos mercados.

O banco liderado por Ana Botín acrescenta ainda que os actuais accionistas do Santander terão direito preferencial de subscrição neste reforço.

A instituição refere ainda que o processo de compra, feito no âmbito de um processo competitivo de venda, levou à amortização integral da totalidade das acções do Banco Popular em circulação no fecho da sessão de ontem e das acções resultantes da conversão de instrumentos de capital emitidos pelo banco.

Os instrumentos de Additional Tier 1 (produtos emitidos pelo banco considerados mais arriscados e, portanto, logo chamados a intervir em caso de perdas após as acções) são absorvidos, perdendo o seu valor para reduzir as necessidades de capital no valor da instituição financeira. Já os instrumentos de Tier 2, outra "camada" de protecção do banco, são convertidos em novas acções, transferidas para o Santander.

O impacto destas alterações deverá ser nulo no capital de maior qualidade (Core Equity Tier 1) do grupo Santander, espera o banco.

O último aumento de capital do Santander decorreu em Janeiro de 2015, quando o banco encaixou 7,5 mil milhões de euros. O banco espanhol tinha em Março um rácio de capital CET1 de 10,66%, tendo como meta colocar este indicador acima de 11% em 2018.

(Notícia actualizada às 7:47 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Santander Popular Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio