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Ana Botín: "Nada muda para os clientes do Popular. Serão atendidos pelas mesmas pessoas"

A presidente do Banco Santander garante que a operação, cuja proposta foi feita ontem, não tem qualquer garantia estatal. "É uma boa operação para os nossos accionistas", assegura Ana Botín.

Reuters
07 de Junho de 2017 às 11:48
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"Nada muda para os clientes do Popular. Serão atendidos pelas mesmas pessoas que até hoje". A garantia é de Ana Botín referindo-se à compra do Banco Popular pelo Santander, concretizada no âmbito de uma medida de resolução.

 

Em conferência de imprensa, após a confirmação do negócio, a presidente do grupo bancário espanhol garantiu que não haverá impacto nos funcionários do Popular, que passam a ser quadro do Santander, nem nos clientes, que transitam também para o concorrente espanhol.

 

A transacção é feita por um euro, mas não envolve dinheiro público. "A operação não tem nenhuma garantia. É uma operação estritamente privada", afirmou a líder do grupo. Quem coloca dinheiro são os accionistas. O aumento de capital é de 7 mil milhões de euros, com direito de preferência aos actuais accionistas, será "para capitalizar e sanear o balanço do Popular integrado".

 

"É uma boa operação para os nossos accionistas", disse Ana Botín, acrescentando que o negócio se encaixe nos "objectivos estratégicos e financeiros" do grupo. No final de 2015, o Santander Totta, do grupo espanhol, adquiriu o Banif no âmbito de uma medida de resolução, sendo que ano e meio depois a compra é do Popular, igualmente na aplicação desse regime de solução de problemas bancários.

 

A oferta de um euro, com posterior reforço de capital, foi feita ontem após um leilão. A oferta de compra do Popular já estava a correr há semanas, mas não houve interessados, nem mesmo o Santander. Ontem, os supervisores europeus consideraram que só havia solução através de uma intervenção, depois da decisão do Banco Central Europeu de o determinar inviável. Aí o Santander entrou novamente, explicitou Ana Botín.

 
Em Portugal, o Banco de Portugal já assegurou que o impacto na filial nacional - o Banco Popular Portugal - não afectará as poupanças dos clientes.

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