Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas lembra Atenas que extensão do programa é a solução mais realista

O comissário do euro diz que o ministro grego Varoufakis tentou criar divisões entre a Comissão Europeia e o Eurogrupo mas não foi bem-sucedido. "Não há divisões, temos todos o mesmo entendimento". A situação na Grécia, avisa, está a deteriorar-se rapidamente.

18 de Fevereiro de 2015 às 15:34
  • 16
  • ...

O comissário do euro, Valdis Dombrovsky, lembrou esta quarta-feira que a solução mais realista para ultrapassar rapidamente o impasse grego passa por Atenas pedir aos parceiros europeus uma extensão do programa de assistência financeira, que expira no próximo dia 28.

 

O comissário respondia assim às indicações vindas de Atenas, segundo as quais o Governo grego pedirá uma extensão mas apenas dos empréstimos, recusando o "actual programa" onde estão definidas as medidas e metas exigidas a quem recebe os fundos.

 

"Temos que ver por escrito a proposta do Governo grego, só depois poderemos comentar. (…)Temos que ver exactamente o texto, para ver exactamente o que diz", reiterou o comissário, lembrando que o actual programa de ajustamento contém fundos a transferir ainda para a Grécia, mas Atenas terá que pedir a sua extensão e "concordar com a sua revisão".

 

Dombrovskis lembrou que compete ao presidente do Eurogrupo decidir se convoca uma nova reunião. O comissário do euro acusou ainda o ministro grego Yanis Varoufakis de tentar criar divisões entre a Comissão Europeia e o Eurogrupo, ao divulgar textos que alegadamente teriam sido acordados com a Comissão, mas diz não foi bem-sucedido. "Não há divisões, temos todos o mesmo entendimento".

 

Ao Executivo de Alexis Tsipras, o comissário deixou a mensagem de que "não deve adoptar medidas unilaterais", numa alusão à votação prevista para sexta-feira, pelo Parlamento grego de um pacote legislativo de alterações às leis laborais.

 

Entretanto, avisou, a situação na Grécia "está a evoluir muito rapidamente, e infelizmente não é no bom sentido".

Ver comentários
Saber mais Valdis Dombrovsky Atenas Governo Yanis Varoufakis Comissão Europeia Alexis Tsipras empréstimo programa extensão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio