Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Standard & Poor’s corta "rating" da Oi para nível de incumprimento

Os analistas da agência baixaram a notação para D, de “default”, após a Oi ter solicitado uma recuperação judicial.

Reuters
21 de Junho de 2016 às 17:21
  • 4
  • ...

A Standard & Poor’s baixou esta terça-feira o "rating" da Oi de "CCC" para "D", o nível mais baixo de todos e que implica que a entidade entrou em incumprimento. Isto depois da empresa, detida directa e indirectamente em 27,5% pela Pharol, ter solicitado uma recuperação judicial. Nesse processo, a empresa ficará protegida contra acções e execuções por parte dos credores num prazo mínimo de 180 dias, segundo a lei brasileira.

A decisão da Oi em avançar para a recuperação judicial foi tomada esta segunda-feira, após não ter sido alcançado um acordo com um grupo de credores para reestruturar a dívida. Segundo as definições da S&P, "um rating de D é também usado quando há uma petição de pedido de bancarrota ou de acções similares em que o incumprimento das obrigações é virtualmente certa". A Oi é responsável pela dívida de retalho da antiga PT que atinge a maturidade no final do próximo mês de Julho, títulos que têm um valor nominal de 230 milhões de euros, segundo a Bloomberg.

A Oi justificou o pedido de recuperação judicial com "a urgência na adopção de medidas de protecção das empresas Oi". Considerou que esta era "a medida mais adequada, neste momento, para preservar a continuidade da oferta de serviços de qualidade aos seus clientes, dentro das regras e compromissos assumidos com a Anatel", o regulador do sector de telecomunicações brasileiro.

Os títulos da Oi recuam 20,6% para 1 real. 

Ver comentários
Saber mais S&P PT Anatel Oi Pharol rating obrigações recuperação judicial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio