Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Coligação PSD/CDS apresenta programa eleitoral no dia 29 de Julho

A coligação Portugal à Frente, que junta PSD e CDS, apresenta o aguardado programa eleitoral na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho, às 18:30, em Lisboa.

Paulo Duarte
27 de Julho de 2015 às 17:16
  • 14
  • ...
Depois de ter estado prometido para o final de Junho, o programa eleitoral da aliança que vai levar PSD e CDS a concorrerem juntos às eleições legislativas vai finalmente ser apresentado. O evento está marcado para o dia 29 de Julho, às 18h30, num hotel no Parque das Nações, em Lisboa. Vão estar presentes o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que lideram PSD e CDS-PP, respectivamente.

Esperava-se que o programa fosse apresentado já esta terça-feira, dia 28 de Julho. Foi disso que deu nota o Expresso, na semana passada. Contudo, não foi esse o calendário anunciado pela coligação, que vai fazer a apresentação pública das suas propostas no dia 29, quarta-feira.

O programa eleitoral da coligação está a ser preparado desde Abril e conta com os contributos de um grupo de 20 economistas ligados ao PSD, que foram seleccionados pelo gabinete de estudos do partido, e com as ideias dos dirigentes do CDS, liderados pela ministra Assunção Cristas. No início de Junho, Marco António Costa, vice-presidente do PSD e seu porta-voz, antecipou que o programa seria apresentado até final desse mês, mas esse prazo derrapou em praticamente 30 dias.

Passos Coelho já deu algumas pistas sobre o que não vai estar no programa: o IVA vai manter-se inalterado, incluindo o da restauração. A nível fiscal, só haverá uma descida no IRC e a eliminação progressiva da sobretaxa de IRS (que estará apenas concluída em 2019). A maioria também quer devolver os salários na Função Pública à razão de 20% ao ano, pelo que os cortes estarão eliminados apenas em 2019.

Os dois partidos já anunciaram que querem gastar menos 40% na campanha do que o que foi gasto em 2011, o que equivale a poupar 1,8 milhões de euros (com a despesa total a ascender a 2,8 milhões de euros).

A coligação pré-eleitoral foi anunciada a 25 de Abril último. Desde 1979 que PSD e CDS não se coligavam antes de irem a votos.
Ver comentários
Saber mais Portugal à Frente PSD CDS Paulo Portas Passos Coelho programa eleitoral eleições legislativas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio