Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Partidos irlandeses estão mais próximos de acordo para formar governo

O ministro das Finanças em funções, Michael Noonan, diz que os partidos estão a encaminhar-se para um acordo que vai permitir a formação de governo, pondo fim a semanas de impasse político.

Bloomberg
Negócios 21 de Abril de 2016 às 11:35
  • ...

A formação de um novo governo na Irlanda poderá estar próxima. Segundo o ministro das Finanças em funções, Michael Noonan, os partidos políticos estão a encaminhar-se para um acordo que deverá pôr fim ao impasse pós-eleitoral.

 

"Haverá um governo, penso eu. É agora mais provável. As coisas estão a encaminhar-se nessa direcção", disse Noonan aos jornalistas, citado pela Reuters. "As coisas estão a mover-se lentamente, mas de forma satisfatória".

 

O partido de Noonan, o Fine Gael (FG), está em negociações para persuadir o seu rival de longa data, o partido de centro-direita Fianna Fail, a permitir a formação de um governo minoritário através da abstenção nas votações chave.

 

Nesse caso, o Fine Gael precisa de garantir o apoio de seis deputados fora do seu próprio partido para reunir os 58 votos necessários.

 

No passo dia 14 de Abril, o Dáil, a câmara baixa do parlamento, rejeitou pela terceira vez a candidatura do primeiro-ministro Enda Kenny, líder do Fine Gael, que venceu por curta margem as eleições de Fevereiro. 

 

Micheál Martin, líder do segundo partido nacional (Fianna Fáil) também não garantiu os apoios necessários para ser eleito primeiro-ministro. 

 

Kenny, que chefia o governo em funções, obteve 52 votos a favor e 77 contra, enquanto Martin garantiu 43, e recebeu 91 contra, num total de 158 deputados.

Ver comentários
Saber mais Irlanda Michael Noonan Gael Fail Enda Kenny Micheál Martin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio