Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Formação de governo na Irlanda falha pela terceira vez

A formação do governo irlandês falhou esta quinta-feira no Dáil, a câmara baixa do parlamento, que rejeitou pela terceira vez a candidatura do primeiro-ministro democrata-cristão Enda Kenny, líder do Fine Gael (FG), vencedor por curta margem das eleições de Fevereiro. 

Reuters
14 de Abril de 2016 às 21:16
  • ...

O líder do segundo partido nacional, o centrista Fianna Fáil (FF), Micheál Martin, também não garantiu os apoios necessários para ser eleito 'Taoiseach' (primeiro-ministro). 

 

Kenny, que chefia o governo em funções, obteve 52 votos a favor e 77 contra, enquanto Martin garantiu 43, e recebeu 91 contra, num total de 158 deputados.

 

O Dáil volta a reunir-se na próxima quarta-feira, oito semanas após as legislativas, e aguarda-se para os próximos dias uma quarta votação para tentar formar o Executivo.

 

Neste processo, os dois principais candidatos à liderança do governo ainda esperam convencer um bloco de 14 independentes que até ao momento optaram pela abstenção.

 

Após o terceiro fracasso no Dáil, Kenny convidou Martin a iniciar de novo negociações entre as duas formações, que nos últimos 80 anos se têm revezado no poder na Irlanda, na perspectiva de um eventual governo minoritário.

 

Perante o actual cenário, Mary Lou McDonald, "número dois" do partido de esquerda Sinn Féin, antigo braço do IRA e terceira força política na Irlanda, acusou os principais partidos de terem iniciado uma batalha privada desligada da realidade social.

 

"As duas principais figuras da política estão incomodados porque já não podem fazer as coisas só entre eles", afirmou, assegurando que não pretende que Jenny ou Martin assumam a pasta de primeiro-ministro. 

 

A ministra da Educação em funções, a trabalhista Jan O'Sullivan, que se absteve na votação, acusou por sua vez os dois principais partidos de "dirigirem uma farsa" no parlamento. 

Ver comentários
Saber mais Fianna Fáil Micheál Martin Kenny Sinn Féin Mary Lou McDonald política Irlanda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio