Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria desiste de enviar cenário macro do PS para a UTAO

PSD e CDS retiraram esta manhã um requerimento para que a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisasse o cenário macroeconómico do PS. De acordo com Cecília Meireles, do CDS, os socialistas disseram “taxativamente” que não votariam a favor.

Bruno Simão
13 de Maio de 2015 às 12:06
  • 28
  • ...

O cenário macroeconómico do PS, que será a base do programa de Governo a apresentar pelos socialistas no início de Junho, já não vai ser analisado pela UTAO. As bancadas da maioria levaram uma proposta à reunião desta manhã da Comissão de Orçamento e Finanças, em que pediam essa análise, mas não chegaram a votá-la porque o PS se opôs. Pelos socialistas, João Galamba explica que todas as bancadas da oposição mostraram intenção de votar contra.

 

"O requerimento foi retirado porque o PS disse taxativamente que não votava a favor, e nós sempre dissemos que nesse cenário não o íamos levar a votos", justificou ao Negócios a deputada do CDS Cecília Meireles, uma das proponentes do requerimento. Agora, o relatório "Uma Década para Portugal" já não vai ser escrutinado pela UTAO – "porque o PS não o quis viabilizar".

 

João Galamba, do PS, disse ao Negócios que o requerimento foi retirado porque as bancadas da esquerda – PS, PCP e Bloco de Esquerda – manifestaram intenção de votar contra o requerimento. "Perante isso, a maioria retirou o requerimento", acrescentou o deputado socialista, que participou na elaboração do cenário macroeconómico do PS.

 

A maioria apresentou o referido requerimento na tarde desta terça-feira, 12 de Maio, pedindo que fosse "requerido à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) uma análise técnica do relatório 'Uma Década para Portugal', designadamente se o cenário e as medidas apresentadas asseguram o cumprimento das regras europeias".

 

Porém, as bancadas da maioria afirmaram desde o início que o requerimento só seria aprovado se o PS estivesse de acordo. "Os proponentes desde já informam que apenas solicitam a votação do requerimento se o Grupo Parlamentar do Partido Socialista evidenciar que o subscreve ou vota favoravelmente", lia-se no email enviado aos deputados.

Ver comentários
Saber mais PS cenário macroeconómico CDS PSD Duarte Pacheco Cecília Meireles João Galamba
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio