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Governo grego avança com privatização do porto de Pireu e de aeroportos regionais

O porta-voz do Governo grego e ministro-Adjunto de Alexis Tsipras disse que o seu Executivo está a fazer esforços para assegurar a privatização do porto do Pireu, o maior do país, e de 14 aeroportos regionais. Gabriel Sakellaridis admite que esta decisão decorre do processo negocial em curso com os credores.

14 de Maio de 2015 às 19:26
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O Executivo da Grécia está a fazer todos os esforços para avançar com a privatização do maior porto marítimo do país, do Pireu, e de 14 aeroportos regionais.

 

A garantia foi dada esta quinta-feira, 14 de Maio, pelo porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis, que, segundo a Bloomberg, numa conferência em Tbilisi, capital da Geórgia, adiantou ainda que a equipa liderada por Alexis Tsipras está também a tentar atrair investimento para outros activos do Estado.

 

Apesar da maior flexibilidade demonstrada, o porta-voz do Executivo helénico assegurou que o país não vai avançar com a privatização de activos que constam da lista acordada entre a troika e o anterior Governo, liderado por Antonis Samaras. Entre os quais constava a privatização das empresas fornecedoras de água e do serviço postal helénico.

 

"Estamos a trabalhar na definição de diferentes modelos alternativos à privatização, que possibilitem atrair capital e investimentos tais como auto-estradas e outros portos", esclareceu.

 

Sakellaridis adiantou que a privatização do porto do Pireu e dos referidos aeroportos é um processo que está em curso, demonstrando que as autoridades helénicas estão disponíveis para recuar face a algumas das posições assumidas. E sublinhou que "acordar a privatização do porto mostra um compromisso com os credores", acrescentando que "estamos a tentar rever alguns dos elementos destas privatizações para as tentar melhorar".

 

O programa eleitoral apresentado pelo Syriza, tendo em vista as legislativas que viria a vencer a 25 de Janeiro último, previa a interrupção de todos os processos de privatização negociados e iniciados pelo anterior governo. Já depois de tomar posse, o Executivo grego anunciou que interrompera a privatização do emblemático porto do Pireu. Uma notícia mal recebida pelos parceiros gregos.

 

Agora, perante o arrastar do impasse nas negociações entre Atenas e as instituições credoras, e apesar de ter chegado a garantir que a privatização deste porto era uma das "linhas vermelhas" que o Executivo não estaria disposto a ultrapassar, Gabriel Sakellaridis reconheceu que a alienação do porto do Pireu "faz parte das negociações".

 

Reiterando a indicação hoje dada pelo governo da Grécia, notando os "grandes progressos" alcançados nas negociações, o porta-voz do Executivo antecipa que um acordo final poderá ser alcançado nas "próximas duas ou três semanas", dado que as diferenças entre Atenas e os seus credores "têm vindo a ser reduzidas", admitindo, porém, que as principais discórdias se prendem com as reformas ao sistema de pensões e ao IVA exigidas pelos parceiros.

 

Além das privatizações, o Grupo de Bruxelas pretende ver implementadas reformas no sistema de pensões e no mercado laboral do país, bem como um aumento do IVA e medidas que aumentem a eficácia da arrecadação fiscal. Depois de uma conversa com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, Tsipras aceitou prosseguir conversações tendo em vista a possibilidade de adoptar reformas nestas áreas, salvaguardando a eventual promoção de um referendo popular sobre as medidas que possam ir além do mandato conferido ao Syriza pelo eleitorado grego.

 

A Bloomberg escreve ainda que em Novembro do ano passado, um consórcio liderado pela Fraport AG venceu um concurso para operar e gerir os 14 aeroportos referidos, mediante uma oferta de 1,2 mil milhões de euros. As autoridades gregas estão agora a negociar com a Fraport, afiançou Sakellaridis.

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