Notícia
Governo promete construção de 59 mil casas até 2030, o dobro do previsto
As 26 mil novas habitações previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão passar a ser 59 mil até 2030. Custo será de 4,2 mil milhões, do Orçamento do Estado sairão 2,8 mil milhões.
O Governo vai mais do que duplicar a oferta pública de habitação, face ao que estava previsto pelo Executivo de António Costa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), noticia, esta sexta-feira, o Expresso.
Segundo o semanário, que cita o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em vez das 26 mil casas prometidas pelo anterior Governo, para estarem concluídas até 2026, serão construídas 58.993, mas até 2030. Essas 26 mil já estão contratualizadas, mas só foram entregues 2 mil, sendo que aproximadamente 10 mil não vão cumprir os prazos para poderem beneficiar dos apoios do PRR, pelo que irão ser retiradas do programa e substituídas por outras tantas que têm projetos numa fase mais avançada para que não se perca o acesso à totalidade das verbas, que ascende a 1,4 mil milhões de euros.
A esses 1,4 mil milhões, o Governo liderado por Luís Montenegro compromete-se a juntar 2,8 mil milhões do Orçamento do Estado, elevando o total de investimento em habitação pública para 4,2 mil milhões, "seguramente a quantia mais avultada dos últimos 30 anos em Portugal", realça Miguel Pinto Luz.