Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quem são os homens que levaram a cabo os ataques em Paris?

A polícia francesa, a par das autoridades belgas, lançaram uma mega-operação de identificação e detenção de suspeitos relacionados com o ataque que vitimou pelo menos 129 pessoas e fez mais de 400 feridos em Paris.

Bloomberg
16 de Novembro de 2015 às 16:02
  • 2
  • ...

As operações estão a decorrer em Paris e em Bruxelas, sete dos suspeitos foram já identificados, sendo que um continua em fuga. Já se avança também com um nome para "o cérebro" deste acto terrorista. Afinal, quem são os homens que conduziram este ataque?

O primeiro dos autores dos ataques de Paris a ser identificado pela polícia foi Ismael Omar Mostefai, alegadamente filho de uma portuguesa e de um argelino. Francês de 29 anos, Mostefai foi um dos terroristas envolvidos no ataque à sala de espectáculos Le Bataclan. Nascido em Courcouronnes, no sul de Paris, viveu durante um certo período na área de Chartres, na capital francesa. Foi identificado pelas autoridades em 2010 por radicalização.

Samy Amimour, de 28 anos, é outro dos envolvidos no ataque ao Le Bataclan. Francês, de Drancy, Saint Denis, a norte de Paris, é alvo de um mandado de captura internacional desde 2013 e estava sob investigação oficial desde Outubro de 2012 por suspeitas de actividades relacionadas com terrorismo no âmbito de um plano para ir para o Yemen.

Bilal Hadfi, com 20 anos, nascido a 22 de Janeiro, foi um dos homens que levou a cabo o ataque ao Estádio de França.

Junto ao cadáver de um bombista suicida envolvido no ataque ao Estádio de França foi encontrado um passaporte com o nome Ahmad Al Mohammad, de 25 anos, de Idlib, Síria. A documentação está a ser confirmada, mas as impressões digitais batem certo com as de um indivíduo registado com esse nome em Outubro de 2015 na Grécia.

Salah Abdeslam, de 26 anos, é um francês nascido em Bruxelas. É suspeito de ter alugado um dos carros, um Volkswagen Polo preto, utilizado nos ataques em Paris. O suspeito continua a monte.

Brahim Abdeslam, de 31 anos, é irmão de Salah Abdeslam, o suspeito número em França. Brahim, nascido a 30 de Julho de 1984, fez-se explodir no café Comptoir Voltaire, em Paris. De nacionalidade francesa, vivia na Bélgica.

Mohammad Abdeslam, irmão de Salah e Brahim, foi preso na Bélgica. Segundo a Lusa, Mohamed Abdeslam foi uma das cinco pessoas presas durante o fim de semana e posteriormente libertadas sem qualquer acusação, anunciou o Ministério Público. 

As emissoras RMC e BFM TV noticiaram, entretanto, ter sido identificado um outro terrorista suicida, Salim, de 29 anos e natural de Paris. Este homem - do qual ainda não foi divulgado o apelido - foi um dos três que accionou o colete de explosivos no Bataclan, escreve a Lusa.

O belga Abdelhamid Abaaoud, de 27 anos, é suspeito de ser "o cérebro" por detrás deste ataque e estará, aparentemente, na Síria, informaram as autoridades francesas. Segundo a rádio RTL, Abaaoud é residente no distrito de Molenbeek, em Bruxelas.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, informou esta segunda-feira que foram detidas 23 pessoas e apreendidas armas nas 168 operações policiais levadas a cabo. O responsável informou ainda que 104 pessoas foram colocadas sob vigilância policial nas suas casas. "Vamos ser claros com todos, isto é só o início, estas acções vão continuar", garantiu Cazeneuve.

Na Bélgica, a polícia deteve sete suspeitos no fim-de-semana, cinco dos quais foram depois soltos, e prosseguem as operações policiais que visam a detenção de Salah Abdeslam.

"Sabemos que há operações que estão a ser preparadas e que estão ainda em preparação, não apenas contra a França mas também contra outros países europeus", afirmou o primeiro-ministro francês à rádio RTL, sem mais detalhes. Manuel Valls disse ainda que "vamos viver com esta ameaça terrorista por muito tempo".

(Notícia actualizada às 16:36)

Ver comentários
Saber mais França Bataclan terrorismo Europa estado islâmico ataque
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio