Notícia
O que sabemos sobre a ameaça de "explosões" em Hannover
Esta terça-feira, o jogo entre as selecções da Alemanha e da Holanda, que iria realizar-se em Hannover, foi cancelado a 91 minutos do início da partida por razões de segurança. A polícia diz que houve ameaças concretas.
Um jogo amigável entre a Alemanha e a Holanda na cidade alemã de Hannover foi hoje cancelado às 19:30 (hora local, 91 minutos antes do início da partida) devido a ameaça terrorista.
O estádio, onde já se encontravam muitos espectadores, foi evacuado depois de a polícia ter recebido "informações concretas" relativas a um ataque terrorista no recinto desportivo, sublinha o The Guardian.
O chefe da polícia de Hannover, Volker Kluwe, disse à imprensa que o plano passava por "detonarem explosivos" no estádio. As notícias sobre a existência e localização dos explosivos são vagas e dispersas, mas o Bild e a Deutsche Welle avançaram que teria sido encontrada uma ambulância com explosivos junto ao HDI-Arena, o estádio que iria acolher o encontro entre as duas selecções.
A chanceler alemã, Angela Merkel, que se preparava – juntamente com outros políticos - para assistir ao jogo, em sinal de solidariedade para com as vítimas dos ataques em Paris, acabou por regressar a Berlim quando foi alertada sobre a ameaça, diz o The Guardian.
A polícia alemã cancelou o jogo depois de informações provenientes dos serviços secretos franceses, noticiou o jornal Bild. Segundo a mesma fonte, a polícia terá recebido a informação de que um grupo conhecido como "Norte-Africanos" estava a planear um ataque durante o jogo, com recurso a armas automáticas e a bombistas-suicidas envergando coletes com explosivos.
Não foram, entretanto, encontrados engenhos explosivos no recinto. Boris Pistorius, ministro do Interior da Baixa Saxónia, afirmou ao fim da noite, citado pelo The Telegraph, que não tinha havido ainda quaisquer detenções relacionadas com este caso.
Outros meios referiram que a estação central de comboios de Hannover também tinha sido encerrada e às 22:33 a DW Sports avançava que uma equipa de minas e armadilhas tinha já retirado um pacote suspeito que se encontrava numa composição.
BREAKING: German bomb disposal team have removed a suspicious package from a train in Hanover. #GERNED
— DW Sports (@dw_sports) 17 novembro 2015
Segundo a edição online britânica do jornal Metro, a polícia de Hannover evacuou também a sala de espectáculos TUI, onde estava prestes a começar um concerto da banda Soehne Mannheims, mas o evento terá depois prosseguido como planeado. Esta sala de espectáculos fica a cerca de 10 quilómetros do estádio HDI-Arena e tem capacidade para 14 mil pessoas.