Notícia
Trump anuncia tarifas sobre o setor automóvel para abril
Embora sem especificar a dimensão e abrangência das taxas, a administração dos EUA poderá penalizar os grandes produtores mundiais, como a Alemanha, Japão ou a Coreia do Sul.
Em mais um episódio sobre a política de tarifas, Donald Trump anunciou esta sexta-feira novas taxas alfandegárias sobre o setor automóvel, um dia depois de ter ordenado que o Departamento do Comércio avaliasse tarifas recíprocas sobre os parceiros comerciais dos EUA.
"Vamos fazer isso por volta de 2 de abril", disse o Presidente dos EUA aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca, em mais uma sessão de assinaturas de ordens executivas, desta feita sobre a política energética.
Trump não especificou que tarifas serão aplicadas nem sobre que países. A administração Trump já tinha anunciado taxas de 25% sobre os produtos importados do Canadá e do México – dois dos principais fornecedores de automóveis e componentes aos EUA – que entretanto foram adiadas.
A medida poderá visar países que ainda não foram alvo de tarifas específicas e onde está concentrada uma grande parte da produção automóvel global, como Alemanha a França, na UE, e o Japão e a Coreia do Sul, na Ásia. Sobre a China, que tem vindo a afirmar-se na produção de veículos elétricos, os EUA já impuseram tarifas de 10%.