Notícia
Dona do ChatGPT rejeita oficialmente oferta de compra por Musk
A administração da OpenAI rejeitou unanimemente a proposta do multimilionário, que pretendia comprar a empresa por 97,4 mil milhões de dólares, ao dizer que não vai ao encontro dos seus "melhores interesses".
A administração da OpenAI rejeitou por unanimidade esta sexta-feira a oferta de Elon Musk de aquisição da dona do ChatGPT por 97,4 mil milhões de dólares, apresentada no início da semana pelo multimilionário.
Numa carta enviada ao advogado do empresário, citada pela CNBC e o Wall Street Journal, a administração decidiu que a proposta "não vai ao encontro dos melhores interesses" da missão da empresa.
Na missiva, o advogado da OpenAI refere ainda que a "oferta altamente publicitada" do multimilionário "não é na verdade uma oferta de todo".
Além da carta, o "chairman" da OpenAI, Bret Taylor, disse em comunicado que a empresa "não está à venda e que a administração rejeitou unanimemente a mais recente tentativa de Musk de perturbar a sua concorrência". Musk detém também uma empresa do setor, a xAI.
Na segunda-feira, um consórcio de investidores liderado por Musk apresentou a oferta não solicitada pela OpenAI. O CEO da dona do ChatGPT, Sam Altman, rejeitou prontamente a proposta no X (o antigo Twitter, detido por Musk), ao dizer "não, obrigado".
A meio da semana, Musk, que ajudou a fundar a startup de IA juntamente com Altman, disse que retiraria a proposta caso a administração da OpenAI desistisse da iniciativa de converter a empresa numa entidade com fins lucrativos. Os dois empresários têm discordado publicamente sobre o rumo da empresa desde a saída de Musk.