Notícia
OpenAI capta 40 mil milhões em investimento. Empresa avaliada em 277,9 mil milhões
A dona do ChatGPT conseguiu encerrar, com sucesso, a mais recente ronda de financiamento e captar 40 mil milhões de dólares. No entanto, o Softbank ainda pode reduzir valor, caso a empresa não se foque no lucro.
A OpenAI finalizou a mais recente ronda de financiamento ao angariar 40 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros). De acordo com a CNBC, este é o valor mais elevado já recolhido numa ronda de financiamento privada de tecnologia.
Tal como tinha sido anunciado, o japonês Softbank liderou o financiamento com 27,8 mil milhões de euros, sendo apoiado pela Microsoft, Thrive Capital, Coatue e Altimeter.
Esta captação avalia a criadora do ChatGPT em 277,9 mil milhões de euros, ficando apenas atrás da SpaceX de Elon Musk e da empresa que fundou o TikTok, que superam os 300 mil milhões.
É este financiamento, segundo a empresa fundada por Sam Altman, que "nos permite expandir ainda mais as fronteiras da investigação em Inteligência Artificial, dimensionar a nossa infraestrutura de computação e fornecer ferramentas mais poderosas para os mais de 500 milhões de utilizadores semanais do ChatGPT.
Cerca de 16,7 mil milhões de euros serão destacados para o projeto Stargate, em que a OpenAI se juntou à Oracle e ao Softbank, estando previsto um investimento de 500 mil milhões de dólares para os próximos quatro anos.
Mas este negócio tem um senão para a empresa de Altman. O Softbank liderou a ronda com a ressalva de que pode reduzir o investimento para 18,5 mil milhões de euros, caso a OpenAI não se transforme numa entidade com fins lucrativos até ao fim do ano.
É precisamente este aviso que coloca pressão na tecnológica, uma vez que precisa da aprovação da Microsoft e do Procurador-Geral da Califórnia para se reestruturar numa empresa com fins lucrativos. Elon Musk é contra esta decisão, o que pode gerar alguns entraves nas alterações da estrutura.
A OpenAI revelou no mês passado que estima triplicar as receitas para 12,7 mil milhões de dólares até ao fim do ano, depois de ter faturado 3,7 mil milhões em 2024.