Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OpenAI capta 40 mil milhões em investimento. Empresa avaliada em 277,9 mil milhões

A dona do ChatGPT conseguiu encerrar, com sucesso, a mais recente ronda de financiamento e captar 40 mil milhões de dólares. No entanto, o Softbank ainda pode reduzir valor, caso a empresa não se foque no lucro.

OpenAI fica apenas atrás da SpaceX e ByteDance, enquanto as startups com maior avaliação.
01 de Abril de 2025 às 12:56
  • ...

A OpenAI finalizou a mais recente ronda de financiamento ao angariar 40 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros). De acordo com a CNBC, este é o valor mais elevado já recolhido numa ronda de financiamento privada de tecnologia.

Tal como tinha sido anunciado, o japonês Softbank liderou o financiamento com 27,8 mil milhões de euros, sendo apoiado pela Microsoft, Thrive Capital, Coatue e Altimeter.

Esta captação avalia a criadora do ChatGPT em 277,9 mil milhões de euros, ficando apenas atrás da SpaceX de Elon Musk e da empresa que fundou o TikTok, que superam os 300 mil milhões.

É este financiamento, segundo a empresa fundada por Sam Altman, que "nos permite expandir ainda mais as fronteiras da investigação em Inteligência Artificial, dimensionar a nossa infraestrutura de computação e fornecer ferramentas mais poderosas para os mais de 500 milhões de utilizadores semanais do ChatGPT. 

Cerca de 16,7 mil milhões de euros serão destacados para o projeto Stargate, em que a OpenAI se juntou à Oracle e ao Softbank, estando previsto um investimento de 500 mil milhões de dólares para os próximos quatro anos.

Mas este negócio tem um senão para a empresa de Altman. O Softbank liderou a ronda com a ressalva de que pode reduzir o investimento para 18,5 mil milhões de euros, caso a OpenAI não se transforme numa entidade com fins lucrativos até ao fim do ano. 

É precisamente este aviso que coloca pressão na tecnológica, uma vez que precisa da aprovação da Microsoft e do Procurador-Geral da Califórnia para se reestruturar numa empresa com fins lucrativos. Elon Musk é contra esta decisão, o que pode gerar alguns entraves nas alterações da estrutura. 

A OpenAI revelou no mês passado que estima triplicar as receitas para 12,7 mil milhões de dólares até ao fim do ano, depois de ter faturado 3,7 mil milhões em 2024.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio