Notícia
Musk apresenta oferta de 97,4 mil milhões pela dona do ChatGPT. CEO recusa
O dono da Tesla e do X quer adquirir a OpenAI, empresa que ajudou a fundar, avançou o Wall Street Journal. Sam Altman, o CEO da tecnológica ligada à inteligência artificial, já recusou a proposta no antigo Twitter.
Um consórcio de investidores liderado por Elon Musk apresentou uma oferta para comprar a OpenAI – empresa que criou o ChatGPT – por 97,4 mil milhões de dólares, avançou esta segunda-feira o Wall Street Journal.
A oferta foi submetida ao conselho de administração da OpenAI por Marc Toberoff, o advogado de Musk.
"É tempo de a OpenAI regressar a ser uma força pelo bem em ‘open source’ focada na segurança como já foi em tempos", disse Musk num comunicado fornecido por Toberoff, citado pelo WSJ. "Vamos assegurar-nos que isso acontece."
A oferta não solicitada aumenta a rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman, o CEO da OpenAI, que planeia converter a empresa numa entidade com fins lucrativos e fazer parte do investimento de 500 mil milhões de dólares em inteligência artificial (IA) anunciado pela Casa Branca, com o nome Stargate.
Altman já respondeu à proposta, recusando-a através do X, o antigo Twitter, detido por Musk. "Não obrigado, mas podemos comprar o Twitter por 9,74 mil milhões, se quiserem", escreveu Altman ironicamente.
Os dois empresários cofundaram a OpenAI em 2015 como uma organização de beneficência, tendo Altman depois criado uma subsidiária para angariar investidores. Desde então, têm discordado sobre o rumo da empresa.