Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centro de dados em Sines deve atrair mais 30 mil milhões em investimentos

O valor de investimento aplicado no terreno de seis edifícios do "data center" da Start Campus em Sines deve aproximar-se dos 40 mil milhões de euros, já incluindo o valor de construção.

O CEO da Start Campus, Robert Dunn, discursa na inauguração do primeiro de seis edifícios do mega centro de dados da Start Campus, em Sines, 04 de abril de 2025.
O CEO da Start Campus indica que o valor ainda é uma estimativa, embora real e fazível. TIAGO CANHOTO /LUSA
04 de Abril de 2025 às 18:47
  • ...

O projeto da Start Campus, com um investimento de 8,5 mil milhões de euros, através de financiamento privado dos americanos Davidson Kempner e britânicos Pioneer Point Partners, vai contar com mais dinheiro. A conclusão dos edifícios e a chegada de clientes vai fazer com que o "data center" em Sines some um investimento "extraordinário de 30 mil milhões de euros"

A informação foi partilhada por Douglas A. Koneff, Chargé d’Affaires na Embaixada dos EUA em Portugal, durante o evento que marcou a inauguração do primeiro edifício, em Sines, depois de ter entrado em funcionamento em outubro do ano passado.

"Estamos a falar de um investimento extraordinário de 30 mil milhões de euros até 2030", revelou Douglas A. Koneff, numa perspetiva em que os "'hyperscalers' [centros de dados com grande escala] trazem as melhores tecnologias para Portugal, gerando milhares de empregos qualificados, impulsionando a economia local e lançam bases para um ecossistema digital próspero".

Instado sobre o tema, o CEO da Start Campus, Robert Dunn, explica aos jornalistas que o valor apontado por Koneff é "uma estimativa", mas que se pode tornar realidade brevemente

"Nós vamos investir, pelo menos, 8,5 mil milhões na construção do campus com 1,2 GW. Portanto, este é apenas o custo de construção", explica. 

Estamos a falar de um investimento extraordinário de 30 mil milhões de euros até 2030. Os 'hyperscalers' trazem as melhores tecnologias para Portugal.Douglas A. Koneff
Chargé d’Affaires na Embaixada dos EUA em Portugal

Os 30 mil milhões, adianta Robert Duun, são "uma referência ao investimento adicional que os clientes possam trazer quando instalarem os seus servidores, GPUs e o seu equipamento. Aí pode atingir os 30 mil milhões até 2030. É fazível". 

O CEO da Start Campus, que chegou ao cargo de forma interina depois da Operação Influencer, aproveitou para assegurar que os investidores "não vão a lado nenhum" e que os planos são para manter e ir expandindo o investimento. 

Os objetivos dos investidores e da Start Campus é bastante claro e vincado desde o início. O propósito da construção em Sines é, além de elevar Portugal, construir o maior centro de dados da Europa.

30mil milhões
Os clientes vão trazer equipamento para instalar no mega centro de dados instalados em Sines e o valor de investimento total vai além dos 8,5 mil milhões anunciados para a construção. Embaixada dos EUA em Portugal estima um "investimento extraordinário" de 30 mil milhões nos próximos cinco anos.

Este objetivo vai fazer com que Portugal se compare com outros países europeus, nomeadamente com Espanha, em que as tecnológicas estão a avançar com elevados investimentos. 

Atualmente, o Data Center da Covilhã, desenvolvido pela Altice e em processo de venda, é o maior em Portugal e também da Península Ibérica.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio