Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Soares dos Santos vai continuar à frente da Jerónimo Martins."Board" tem seis caras novas

A proposta de nomeação dos órgãos sociais para o triénio 2025-2027 vai ser apresentada à assembleia-geral de acionistas de 24 de abril. Economista António Domingues, advogado Francisco Sá Carneiro ou ex-embaixador João Vale de Almeida entre as novidades.

Vítor Chi
04 de Abril de 2025 às 19:02
  • ...

O maior acionista da Jerónimo Martins, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, vai propor a recondução de Pedro Soares dos Santos como presidente do conselho de administração, mas troca mais de metade do "board". Caras novas incluem António Domingues, ex-CEO da Caixa Geral de Depósitos, ou o antigo embaixador João Vale de Almeida, que foi principal conselheiro de Durão Barroso no seu primeiro mandato na Comissão Europeia.

A proposta de nomeação dos órgãos sociais do grupo para o triénio 2025-2027, divulgada esta sexta-feira em nota submetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai ser apresentada à assembleia-geral de acionistas a 24 de abril.

Entre as novas entradas no conselho de administração propostas, composto por 11 membros, figura António Domingues, economista que desempenhou uma série de cargos na banca, dentro e fora de portas, incluindo a de admnistrador financeiro e vice-presidente do BPI e de CEO da Caixa Geral de Depósitos, e que é, desde 2018, membro do conselho de administração do Haitong Investment Bank.

O advogado Francisco Sá Carneiro, atual membro do conselho de administração e consultor jurídico geral da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, é outra das novidades, a par com João Vale de Almeida, que desempenhou diferentes funções na Comissão Europeia, incluindo a de chefe de gabinete e principal conselheiro no primeiro mandato de Durão Barroso (2004-2009) e que serviu como embaixador da União Europeia nos EUA (2010-2014), junto das Nações Unidas (2015-2019) e no Reino Unido (2020-2022). Atualmente preside ao "think tank" ODI Europe e faz parte do conselho estratégico de um outro - o European Policy Center - ambos sediados em Bruxelas, sendo ainda membro do conselho de curadores da Fundação Oceano Azul.

As restantes três caras novas vêm de fora de Portugal. 

Uma dela é Agnieszka Slomka-Golebiowska, polaca, com 20 anos de experiência como membro independente de conselhos de supervisão, que desempenha atualmente várias posições de destaque, como presidente do conselho de administração do mBank, que faz parte do Commerzbank AG Group, ou administradora não-executiva e presidente da comissão de auditoria do grupo Pracuj, descrita como uma das principais plataformas de tecnologia de recursos humanos na Europa. 

Já da Colômbia, outra geografia onde a Jerónimo Martins opera, vem Fabio Villegas que, desde março de 2016, é presidente da Decameron, cadeia hoteleira especializada no mercado de férias com tudo incluído e que atualmente ocupa um assento no conselho de administração da Carvajal, conglomerado industrial focado em embalagens, papel e serviços tecnológicos.

Por fim, foi ainda convidada a estrear-se no "board" a britânica Nigyar Makhmudova que, entre outros, faz parte do conselho de administração da Isdin, multinacional de cuidados da pele, e da retalhista de moda C&A NV, integrando a comissão de auditoria.

de saída estão nomeadamente o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa e o economista António Viana-Baptista que, entre outros, foi CEO da Telefónica Internacional e da Telefónica Espanha, membro não executivo do conselho de administração da Portugal Telecom e CEO do Crédit Suisse AG para Espanha e Portugal.

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças empresas comércio retalho Jerónimo Martins
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio